Para cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno(a) de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- “Dominando o Coronavírus”: nosso novo curso e página especial com várias informações sobre o assunto
- Aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS) para obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.
OMS reinicia julgamento de hidroxicloroquina (Time)
Comentários:
“A Organização Mundial da Saúde (OMS) retomou o teste da hidroxicloroquina como um tratamento com COVID-19. A droga foi removida temporariamente do teste global de solidariedade da OMS devido a preocupações de segurança levantadas por um grande estudo observacional publicado no The Lancet . Ontem, a revista emitiu uma expressão de preocupação e observou que uma auditoria independente dos dados foi encomendada”.
Nenhuma evidência para proteção da hidroxicloroquina (New England Journal of Medicine)
Comentários:
“Um grande ensaio clínico não encontrou evidências de que a hidroxicloroquina proteja as pessoas do COVID-19. O teste padrão-ouro designou aleatoriamente 821 pessoas para tomar hidroxicloroquina ou placebo dentro de 4 dias após a exposição ao SARS-CoV-2.
Não houve diferença estatisticamente significante entre os dois grupos no número de pessoas que desenvolveram COVID-19 em duas semanas, mas as pessoas que tomaram o medicamento relataram mais efeitos colaterais do que aqueles que tomaram o placebo. As pessoas não eram testadas, a menos que apresentassem sintomas, de modo que o estudo não considera casos assintomáticos”.
Senado aprova uso obrigatório de máscaras em todo país (Agência Brasil)
Comentários:
“O Projeto de Lei 1562/2020 obriga o uso de máscaras em locais públicos ou privados, mas acessíveis ao público, em todo o país. A obrigatoriedade do uso engloba transporte público (como ônibus e metrô), dentro de táxis ou carros de aplicativo e aviões. O não uso do equipamento de proteção individual acarretará multa fixada pelos estados ou municípios”.
Coronavírus não é alta ameaça para trabalhadores, diz UE, causando protestos (MedScape)
Comentários:
“A Comissão Européia classificou o novo coronavírus como uma ameaça de nível médio para os trabalhadores, recebendo críticas de legisladores socialistas porque a medida permitirá medidas de segurança no trabalho menos rigorosas do que se o vírus fosse considerado de alto risco.”
O uso de plasma convalescente mostra-se promissor em pequeno estudo COVID-19 (MedScape)
Comentários:
“Três quartos dos pacientes gravemente doentes melhoraram e não houve eventos adversos relacionados às infusões, de acordo com o primeiro estudo norte-americano revisado por pares sobre o tratamento”.
VALE CONFERIR
Um grupo de cientistas brasileiros lançam o Observatório COVID-19 BR para projetar o avanço do coronavírus, com base nos dados disponíveis até agora. Há também modelos matemáticos que mostram e simulam a propagação do vírus, em diferentes cenários, com base na circulação das pessoas e outros parâmetros.
OUTRA DICA
O Ministério da Saúde apresenta uma nova plataforma informativa com dados sobre o surto de coronavírus no Brasil. O painel permite consultar o número de óbitos e casos confirmados, quantidade de pacientes infectados por região e estados do país, bem como comparar semanas epidemiológicas.
Caso queira se aprender mais sobre o Coronavírus recomendamos que assista o nosso vídeo, em que o professor Lucas Campos explica como reduzir a exposição e aumentar a precaução em relação à COVID-19.