Tipos Histológicos do Câncer de Mama
O tipo histológico é como se fosse o nome e o sobrenome do câncer. Os tipos histológicos se dividem em vários subtipos, de acordo com fatores como a presença ou ausência de receptores hormonais e extensão do tumor. Os tipos mais básicos de câncer de mama são:
Veja a Parte I do artigo sobre câncer de mama aqui
Carcinoma ductal in situ: é o tipo mais comum de câncer de mama não invasivo. Ele afeta os ductos da mama, que são os canais que conduzem leite. Ele não se estende para outros tecidos nem produz metástases. Caracteriza-se pela presença de um ou mais receptores hormonais na superfície das células. Todo câncer de mama in situ tem potencial para se transformar em invasor.
Carcinoma ductal invasivo: ele também acomete os ductos da mama, e se caracteriza por um tumor que pode invadir os tecidos que os circundam por meio da circulação sanguínea e linfática. Caracteriza-se pela presença de um ou mais receptores hormonais na superfície das células.
Carcinoma lobular in situ: ele se origina nas células dos lobos mamários e não tem a capacidade de invasão dos tecidos adjacentes.
Carcinoma lobular invasivo: ele também nasce dos lobos mamários e é o segundo tipo mais comum. Pode estender para tecidos adjacentes e produzir metástases. Geralmente apresenta receptores de estrógeno e progesterona na superfície das células, mas raramente a proteína HER-2.
Carcinoma inflamatório: raramente apresenta receptores hormonais. Ele é a forma mais agressiva de câncer de mama e o mais raro. O carcinoma inflamatório se apresenta como uma inflamação na mama e frequentemente tem uma grande extensão.
Doença de Paget: é um tipo de câncer de mama que acomete a aréola ou mamilos, podendo afetar os dois ao mesmo tempo. Ele representa de 0,5 a 4,3% de todos os casos de carcinoma mamário, sendo portando uma forma mais rara. Ele é caracterizado por alterações na pele do mamilo, como crostas e inflamações.
Estadiamento do Câncer de Mama
O sistema de estadiamento utilizado para o câncer de mama é o sistema TNM da American Joint Committee on Cancer. O sistema TNM utiliza três critérios para avaliar o estágio do câncer: o próprio tumor (T), os linfonodos regionais ao redor do tumor (N), e a presença de metástases (M).
Não irei detalhar a classificação do estadiamento, por ser muito extensa, mas de maneira simplificada descreverei abaixo os estádios do câncer de mama definidos pelo estadiamento.
Outros fatores importantes e que são levados em conta para realização do estadiamento são:
- Se as células cancerosas têm receptores hormonais, isto é, se o tumor é RE+(receptor de estrógeno+) ou RP+(receptor de progesterona+).
- Se as células cancerosas têm grandes quantidades da proteína HER2, ou seja, se o tumor é HER2+.