Como forma de cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno(a) de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- Coronavírus | principais notícias de sexta-feira (27/03/2020)
- Coronavírus | principais notícias de quinta-feira (26/03/2020)
- Coronavírus | principais notícias de quarta-feira (25/03/2020)
VALE CONFERIR
Um grupo de cientistas brasileiros lançam o Observatório COVID-19 BR para projetar o avanço do coronavírus, com base nos dados disponíveis até agora. Há também modelos matemáticos que mostram e simulam a propagação do vírus, em diferentes cenários, com base na circulação das pessoas e outros parâmetros.
OUTRA DICA
O Ministério da Saúde apresenta uma nova plataforma informativa com dados sobre o surto de coronavírus no Brasil. O painel permite consultar o número de óbitos e casos confirmados, quantidade de pacientes infectados por região e estados do país, bem como comparar semanas epidemiológicas.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
A nova publicação científica da OMS traz revisão sobre modos de transmissão do novo coronavírus, e adverte que os estudos que apontam a transmissão por via aérea não refletem as condições reais da tosse humana (OMS)
Comentários:
“A revisão científica, atualizada ontem (29/03/20), afirma que, de acordo com as evidências atuais, o SARS-CoV-2 é transmitido principalmente entre pessoas através de gotículas respiratórias e vias de contato.
No contexto do COVID-19, a transmissão aérea pode ser possível em circunstâncias específicas nas quais são executados procedimentos ou tratamentos de suporte que geram aerossóis; tais como intubação endotraqueal, broncoscopia, aspiração aberta, administração de tratamento nebulizado, ventilação manual, ventilação com pressão positiva não invasiva, traqueostomia e ressuscitação cardiopulmonar.
Existem evidências de que a infecção por COVID-19 pode levar à infecção intestinal e estar presente nas fezes. No entanto, não há relatos de transmissão fecal-oral do vírus COVID-19 até o momento.”
O estudo relata melhora clínica dos 5 doentes graves com COVID-10, após o tratamento com plasma convalescente (JAMA)
Comentários:
“No estudo, publicado na revista científica JAMA Network, cinco pessoas com COVID-19, na China, receberam transfusão de plasma convalescente, e apresentaram melhoras no quadro clínico.
A técnica usa anticorpos do plasma sanguíneo de pessoas recuperadas da infecção por COVID-19 para aumentar a imunidade dos doentes. Esses anticorpos contidos no soro plasmático conseguem se ligar e neutralizar o vírus SARS-CoV-2.
Os pesquisadores ressaltam que o tratamento é incipiente e novos estudos precisam ser realizados para uma conclusão. A proposta, de prática antiga, foi usada em surtos anteriores, incluindo a epidemia de SARS e pandemia de “gripe espanhola” de 1918.”
Entidades da Justiça no Rio apoiam isolamento horizontal; Conheça a diferença dos tipos de isolamento (Agência Brasil)
Comentários:
“A nota conjunta, divulgada ontem (29/03/20) refere que a estratégia de isolamento horizontal, com restrições à circulação de pessoas e funcionamento das atividades econômicas é mais eficaz para combater a propagação do novo coronavírus.
Além disso, afirma que essa medida é adotada na maioria dos países, como apoio da OMS.
O isolamento horizontal consiste em distanciamento social, ao máximo, por todos os grupos etários; ao posto que, no isolamento social, a restrição engloba apenas a população dos grupos de risco (idosos e portadores de comorbidades) e casos suspeitos.”
FDA autoriza o teste portátil de coronavírus de 5 minutos do tamanho de uma torradeira (USA Today)
Comentários:
“O novo instrumento de bancada, fornece resultados positivos em apenas cinco minutos e negativos em 13 minutos, acelerando o diagnóstico para coronavírus. De maneira como outros testes também usa amostras de esfregaços naso- e orofaríngeos.”
China prepara defesa contra segunda onda de coronavírus (Agência Brasil)
Comentários:
“O número crescente de casos de coronavírus importados, maior que os casos de transmissão local, na China, causa preocupação pela possibilidade de provocar um segundo surto de infecções. O isolamento da província de Wuhan, onde iniciou a pandemia, será suspenso em 08/04/20.”
Caso queira se aprender mais sobre o Coronavírus recomendamos que assista o nosso vídeo, em que o professor Felipe Magalhães e a Dra. Layla Bezerra tiram todas as dúvidas sobre a COVID-19.
Além disso, também criamos uma página especial com várias informações sobre o assunto e um novo curso chamado “Dominando o Coronavírus“.
Consulte também o aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS), lançado recentemente pelo Ministério da Saúde, no qual é possível obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.