O que temos hoje é mais um post da série “Qual livro devo comprar?”, e trago indicações importantes de livros de semiologia e propedêutica.
A Semiologia Médica é a base de toda a Medicina que você aprenderá adiante. E sabe por quê?
Simplesmente porque todo médico precisa aprender a fazer uma anamnese, a fazer o exame físico do paciente, a ‘raciocinar’, pensar e buscar a causa de determinada doença em um paciente, levando em consideração tudo aquilo que foi ouvido, tudo aquilo que foi observado e achado no paciente.
Acredito que você não quer ser o tipo de médico que não sabe avaliar um paciente pelo exame clínico do mesmo, não é mesmo!!!? O segredo da Medicina é esse! Não se esqueça.
Portanto, após todo o exame clínico (anamnese e exame físico), deve-se desenvolver o raciocínio médico e, a partir desse, chegar-se a um diagnóstico.
Veja, portanto, que o diagnóstico se dá como uma consequência de todo o caminho cursado. Ou seja, não adianta saber todas as doenças na teoria, todos os tratamentos possíveis, se não souber avaliar o paciente, ouvir e compreender, realizar o exame físico, além de estar ciente do que é “normal” e do que é alteração, para, a partir daí, pensar na doença que o acomete e conseguir tratá-lo.
Consiste, pois, na disciplina que estuda os sinais e sintomas, obtidos por meio da anamnese e da semiotécnica, ou seja, de técnicas específicas para avaliar cada sistema, e técnicas para constatar diversas doenças.
E sabe qual a importância disso? É você conseguir avaliar um paciente usando conhecimento, pois você precisa conhecer a técnica, e as mãos, e, por vezes, aparelhos simples, como um estetoscópio, otoscópio, oftalmoscópio.
É conseguir ser médico independente de centenas de exames, executar a profissão, ainda que você esteja trabalhando em um local onde as condições de trabalho não são as melhores, onde você não tem exames de imagem à disposição 24 horas, onde é só você e você, e a vida de alguém está em suas mãos.
Essa é a importância. Não é pouca coisa, não é mesmo!!?
Sendo assim, como você já sabe, a escolha do material de estudo é sempre fundamental para o seu aprendizado.
Por isso, hoje trago alguns livros de semiologia, listados a seguir, para te auxiliar em suas escolhas, para que seu estudo seja o melhor e mais proveitoso possível.
Lembre-se que essa é uma disciplina que você deve se dedicar bastante, pois ela te acompanhará por toda a vida, e terá importantes reflexos no profissional que você se tornará.
O primeiro livro que trago é o “Semiologia Médica”, do Porto, um clássico da semiologia. É um livro completo. Traz o exame físico detalhadamente, a anamnese, sinais e sintomas e associação com diversas patologias.
Além disso, traz, juntamente às patologias, exames complementares e suas alterações nas respectivas patologias (por exemplo, ao trazer neoplasias intraoculares, mostra/descreve as alterações em alguns exames como angiografia, ultrassonografia).
Ou seja, além de trazer a semiologia e as patologias, traz os métodos diagnósticos complementares para mostrar alterações dos mesmos na presença de determinadas doenças.
Dessa forma, estimula o raciocínio clínico, fazendo associação de diversos campos simultaneamente, e isso é ótimo para que você, desde cedo, já consiga assimilar as informações e associá-las a alguma causa (patologia).
É, portanto, um ótimo livro, que certamente você utilizará. Não é impossível que ele seja a sua primeira leitura. Ao contrário, se quiser utilizá-lo inicialmente, você terá a chance de absorver muitas informações e fazer essa associação, como eu já disse.
Vale muito a pena tê-lo.
Outro livro muitíssimo utilizado é o “Propedêutica Médica”, do Bates. Ele é direto e traz o exame físico em si, sem muitas complementações, como associações com patologias, por exemplo.
É, portanto, um livro que você pode utilizar inicialmente, quando o foco for exclusivamente o exame físico.
Há também o livro “Semiologia Médica”, do Rocco, um livro bastante utilizado. Ele traz, assim como o Propedêutica Medica do Bates, a anamnese e as manobras semiológicas de forma direta.
Com clareza, explica os testes e como realizá-los, mas sem associações com patologias. Traz muitas fotos demonstrando as manobras, o que é um ponto positivo, por auxiliar na compreensão da manobra descrita.
É um livro muito claro, direto e de fácil compreensão. Foi desenvolvido por um grupo de alunos e professores, que tinham como metas, que fosse um livro objetivo e claro, como é.
Deixa a desejar em alguns aspectos, por não trazer exames importantes como oftalmológico, urológico, otorrinolaringológico, por exemplo.
Outro livro que segue a “linha” do Rocco e do Bates, é o “Exame Clínico”, do Porto.
Conhecido popularmente como Portinho, é uma “versão resumida” do Semiologia Médica do Porto, sendo, dessa forma, um livro que você pode utilizar para estudar o exame físico, mas que não substitui o “Semiologia Médica (Porto)”, pois, como já disse, este traz um volume de informações muito maior.
Mas o ‘Portinho’ traz a anamnese, as manobras semiológicas, e algumas patologias, de forma direta. Assim, você pode utilizá-lo numa leitura rápida, ou quando o objetivo for aprender as manobras.
Em relação à semiologia neurológica, você pode se aventurar em um livro específico, que é “O Exame Neurológico”, de DeJong. É um livro completo.
Nele, você verá, de forma detalhada, como se faz a anamnese neurológica, e todo o exame neurológico (que não é nada pequeno, mas seu tamanho corresponde a sua importância, ou seja, ENORME).
E um fator positivo é que o livro traz também a neuroanatomia, o que facilita o entendimento da semiologia, e convenhamos, será ótimo relembrar esses conceitos, não é mesmo!!?
E ainda, além de trazer a neuroanatomia e a semiologia, relaciona-as com os achados clínicos de diversas patologias. É um ótimo livro e vale a pena para esse estudo.
Então, por hoje, é isso… Espero que tenham gostado das dicas de livros!! Bons estudos, boa leitura e até a próxima!!
Argente e Alvarez, otimo livro
Concordamos contigo, Beto! Foi uma bela lembrança sua (=