Urgência X Emergência Hipertensivas
Crise hipertensiva:
É um termo genérico em que ocorre elevação rápida e sintomática da PA, invariavelmente com níveis de pressão diastólica (PAD) superiores a 120 mmHg.
Urgência hipertensiva:
Ocorre quando há níveis elevados de PA (PAD > 120mmHg), contudo, sem risco iminente de morte e sem lesão de órgão-alvo. A redução da PA pode ser feita de forma mais lenta em até 24 horas e geralmente a medicação empregada pode implicar formulações por via oral.
Emergência hipertensiva:
Consiste num paciente portador de níveis pressóricos elevados (PAD > 120 mmHg), com risco iminente de vida ou de deterioração de órgão-alvo, em que as medidas empregadas para combate aos níveis elevados devem ser imediatas, em minutos ou poucas horas, necessitando do uso de drogas de ação rápida e pela via parenteral.
As manifestações clínicas de crise hipertensiva, são inespecíficas, dentre elas, temos cefaleia sem causa definida, náuseas, vômitos, palpitações, tontura e astenia.
Além da mensuração da PA, o exame deve ser direcionado para avaliar o comprometimento dos principais alvos atingidos pela hipertensão como rins, cérebro e coração. Nesse sentido, o exame de fundo de olho é obrigatório em todos os pacientes suspeitos de apresentarem crise hipertensiva.
São consideradas manifestações de lesão de órgão-alvo como renais a presença de proteinúria, hematúria e níveis aumentados de ureia e creatinina; sinais de descompensação cardíaca aguda como presença de B3, estase jugular e taquicardia; dispneia, hipoxemia e estertores crepitantes no caso de edema agudo de pulmão; evidência de aumento da pressão intracraniana como confusão, sonolência, estupor, déficit neurológico. Todos esses achados auxiliam na diferenciação da crise hipertensiva em urgência e emergência.
Os órgãos-alvo e suas condições clínicas que indicam emergências hipertensivas são:
- Cérebro: AVC isquêmico ou hemorrágico, Encefalopatia Hipertensiva.
- Cardiovascular: Edema Agudo de Pulmão, SCA, Dissecção Aórtica.
- Hipertensão Acelerada-Maligna: Papiledema + Insuficiência Renal.
- Neuro-humoral: Crise adrenérgica grave (Feocromocitoma, cocaína).
- Gestante: Eclâmpsia, Síndrome HELLP
Treine seus conhecimentos e faça um quiz sobre Hipertensão Arterial Maligna.