Parabéns! Você passou em um dos vestibulares mais concorridos do Brasil. Em troca dessa batalha toda, você terá a oportunidade de estudar em um dos melhores cursos de medicina do Brasil. Agora que você se tornou um calouro legítimo, segue tudo que você precisa saber antes de começar a faculdade de medicina na Uerj.
Ok, começamos a faculdade! Já sabe como vai para lá? Onde irá almoçar? Qual é o prédio que vai estudar? Você estava muito preocupado em passar na universidade primeiro, o que já é um grande desafio, não é verdade? Mas agora chegou a hora de começar a saber dessas coisas, ainda que a ficha não tenha caído! Pensando nisso, a equipe Jaleko preparou um artigo com todas as informações que você precisa saber (e algumas dicas) antes de começar a sua jornada.
[show_more more=”Ler mais” less=”ler menos” color=”#008ec2″ size=”120″ align=”center”]
Rotina da faculdade
Transporte
Já começo com uma notícia boa: meios de transporte é o que não faltam para chegar na faculdade. A Universidade fica no bairro de Vila Isabel e se localiza perto de linhas de trem e metrô. O nome de ambas as estações é Maracanã e se conecta diretamente à Uerj através de uma passarela. Em torno do campus também existem diversos pontos de ônibus com destino a vários pontos da cidade.
Se você decidir ir de carro, deve saber que o estacionamento do hospital é direcionado aos alunos que estão a partir do quinto período do curso. Nos primeiros períodos da faculdade o carro pode ser estacionado em algumas das vagas selecionadas para visitantes no campus principal, que acabam sempre muito rápidamente.
Outra opção para estacionar são as ruas paralelas à faculdade; mas atenção: deve sempre estar atento a possibilidade de assaltos ou outros perigos da região. Tanto no estacionamento – que é livre para a entrada de qualquer pessoa – , quanto a passarela do metrô e as ruas adjacentes são pontos os quais já foram relatados muitos casos de violência. Infelizmente, devemos ficar muito atentos a essas possibilidades!
Campus
A maioria das aulas é ministrada na Faculdade de Ciências Médicas, que fica em um campus separado do principal. Esse prédio fica localizado do lado do Hospital Pedro Ernesto, utilizado pelos estudantes no Ciclo Clínico e Internato como uma experiência prática do exercício da medicina.
Além das salas de aula, a Uerj possui o Centro Acadêmico Sir Alexander Fleming, o Casaf. Este é o maior centro acadêmico do Rio e o terceiro maior do Brasil! Lá você encontra uma cozinha para esquentar marmita; banheiros; xerox com preço em conta; sofás para descansar entre as aulas; e um restaurante em que se gasta em média 15 reais para almoçar.
Na área da faculdade também existem muitos locais para comer com preços acessíveis; o restaurante universitário oferece almoço no preço de dois reais para bolsistas e três reais para não bolsistas!
O campus também abriga uma biblioteca com muitos livros que podem ser utilizados pelos alunos. A maioria do material teórico requisitado durante o curso não precisará ser comprado, pois existe disponibilidade no local para que o aluno possa consultá-lo.
Fases da faculdade
O curso de medicina é dividido em três partes: o ciclo básico, ciclo clínico e internato. Os três completam os seis anos do curso de medicina. Normalmente, as avaliações são feitas através da média de duas provas, mas é possível que sejam feitos trabalhos e seminários para contribuir na nota também. Ao todo, a média deve ser sete para que o aluno passe direto. Caso ele não consiga atingi-la, deve passar pelo processo de recuperação.
Já tá preocupado com as notas? Fica tranquilo! A Uerj tem um sistema de apadrinhamento que vai te ajudar muito, principalmente nos primeiros períodos da faculdade, quando as aulas ainda são muito teóricas. Esse programa funciona assim: cada veterano fica responsável por um calouro que chega na universidade. Esta pessoa, já mais experiente, poderá te apresentar o espaço, te dar dicas de estudo e ainda fornecer material de aulas. Sem dúvida, você se sentirá mais bem vindo e tranquilo com seus estudos.
Ciclos
O Ciclo Básico tem duração de 1,5 anos e as principais matérias estudadas são Anatomia, Bioquímica e Fisiologia. Os laboratórios desse período são de anatômico, histologia e embriologia. É interessante observar que a UFRJ é uma das únicas faculdades que continuam com a dissecção de cadáveres no curso de medicina. No primeiro ano, o primeiro contato que você tem com o paciente é no departamento de medicina integral, matéria que começa no segundo semestre.
Atenção! Desde 2017 os ciclos da faculdade mudaram; antes, o básico tinha duração de dois anos e o internato um ano e meio. Agora, um ano e meio e dois anos. O ciclo clínico continua sendo feito em dois anos.
A partir da parte clínica da faculdade, o aluno começa a ter contato diário com o paciente. Praticamente todos os dias você trabalha na enfermaria, onde terá a experiência prática fundamental para a construção do profissional da saúde. O tempo de duração desse ciclo é dois anos e meio.
Depois de passar pela clínica, finalmente estará quase no final da faculdade! Só mais dois anos e para ser um médico formado. Esta fase, correspondente ao internato ocorre no hospital universitário Hospital Pedro Ernesto; na rotina há alguns rodízios obrigatórios, como Clínica médica, saúde coletiva, pediatria, cirurgia geral e GO. A forma como ocorrerá este rodízio entre os alunos da turma depende de um critério escolhido pelos alunos. Alguns preferem que seja por meio do CR, ou então de sorteio.
Depois de todas essas informações, com certeza estará mais preparado para começar a faculdade e mais confiante para tirar tudo de letra! Você, calouro, tem alguma dúvida? Alguma observação? E se, por acaso, um veterano estiver lendo e queira acrescentar alguma informação importante para os recém chegados, conte para a gente!
[/show_more]
Eduarda, muito obrigado por escrever esse artigo, achei de grande utilidade para os calouros.
Que bom que gostou, Bruno! Aliás, você já conhece a plataforma do Jaleko? Nela tem diversas aulas sobre todas as disciplinas da faculdade de medicina para te ajudar na hora dos estudos!