A escolha do melhor estágio de medicina é um questionamento muito comum entre os estudantes durante o ciclo clínico e internato, quando começam a buscar estágios extracurriculares ou se preparar para os concursos acadêmicos. Mas já adiantamos que não existe uma resposta certa para essa dúvida, e sim prós e contras para cada tipo de estágio. Além disso, o ambiente de aprendizado pode variar muito de um hospital para outro, mesmo ambos sendo públicos ou privados. Por isso, listamos aqui algumas das principais diferenças entre esses cenários de estágio para você decidir qual é o melhor pra você.
Em qual estágio de medicina tem mais “mão na massa”?
Nos hospitais públicos, geralmente, os estagiários tem mais autonomia perante o paciente, tendo mais liberdade para examinar, realizar procedimentos e auxiliar em cirurgias. Isso não quer dizer que nos hospitais privados seja o contrário, porém essa autonomia tende a ser menor. Um ponto em comum entre ambos é que ao longo do tempo, conforme a equipe e os preceptores vão te conhecendo e ganhando confiança, você vai tendo mais liberdade no manejo dos pacientes. Por isso é muito importante sua dedicação: sempre se mostre proativo e disposto a ajudar a equipe.
Qual estágio terei mais contato com recursos e tecnologias modernas?
Se você estagiar em hospitais privados certamente vai ter uma ótima oportunidade de se familiarizar com o uso de equipamentos de última geração e tratamentos modernos. Devido a essa disponibilidade de recursos, o manejo do paciente tende a ser mais próximo daquilo que aprendemos na teoria. Portanto, é uma ocasião apropriada para colocar em prática aquilo que se aprende nos livros e guidelines, e conhecer ferramentas inovadoras. Além disso, pode ser mais fácil o contato com especialistas, visto a maior disponibilidade destes no setor privado. Mas vale ressaltar que em muitos serviços públicos também existe essa oferta de recursos tecnológicos e humanos, especialmente nos hospitais federais e universitários.
Qual o público de paciente de cada estágio de medicina?
O perfil de paciente com quem você vai lidar nesses dois campos, geralmente, é bem variável. No sistema privado você vai lidar com pacientes e familiares mais exigentes e que questionam mais as condutas e diagnósticos da equipe. Além disso, alguns pacientes ainda contam com médicos assistentes. Já no público, normalmente, essa demanda tende a ser menor. De qualquer forma, é essencial que você saiba a evolução de seus pacientes, tanto para manter ele e sua família atualizados quanto para ofertar o melhor cuidado.
Mensagem final aos estagiários!
O ideal é que você tenha a experiência de ter estagiado em ambos os cenários práticos, para adquirir as competências que ambos os serviços possam te oferecer. Assim, após formado você já vai ter em mente aquele campo de trabalho que mais combina com você. Por fim, uma dica valiosa, seja no seu estágio em hospital público ou privado, é: no serviço que você estiver tenha sempre senso crítico, mantenha-se atualizado e tenha uma rotina de estudo. Provavelmente, em muitas circunstâncias você vai presenciar condutas errôneas e diferentes daquilo que você aprendeu. Logo, para não reproduzir aquele tipo de conduta como futuro médico, saiba sempre diferenciar o certo do errado.
E para você que é do Rio de Janeiro e está estudando para provas de estágio em hospitais, temos o Jaleko Plantonista: plano montado especialmente para alunos que querem se tornar acadêmicos bolsistas em algum hospital do Rio de Janeiro. No plano Plantonista você encontra +600 videoaulas, e-books, resumões, simulados, e questões comentadas específicas sobre os conteúdos dos editais das provas. Você também tem acesso a provas antigas de cada um desses hospitais. Tudo para você ser aprovado no estágio dos seus sonhos!