Saiba mais sobre a insuficiência tricúspide
Introdução:
A Insuficiência Tricúspide (IT) decorre da falha de coaptação da valva tricúspide durante o período de ejeção ventricular direita, tendo como consequência, refluxo sanguíneo para a câmara atrial direita.
Etiologia:
Primária: Menos comum. Causada por acometimento da própria valva decorrentes de degeneração mixomatosa (prolapso da valva tricúspide), doença reumática, endocardite infecciosa, Anomalia de Ebstein, Síndrome de Marfan, Síndrome carcinóide, iatrogenica (implante de MPC, biopsia de VD).
Secundária: Mais freqüente e decorrente da dilatação do ventrículo direito e do anel valvar. Sobrecarga de VD devido a Hipertensão Pulmonar (primária ou secundária), cardiomiopatia dilatada, insuficiência cardíaca esquerda, isquemia das câmaras direitas.
Achados clínicos:
Cansaço, fadiga, náuseas, vômitos, dispneia, edema generalizado, hepatomegalia congestiva dolorosa, ascite (sintomas de congestão sistêmica) e Angina pectoris.
Turgência de jugular. Alterações no pulso venoso são comuns, como por exemplo a onda V gigante.
Impulsões paraesternais ao nível do 2º ou 3º espaço intercostal esquerdo (decorrentes das impulsões sistólicas do VD hipertrofiado)
Sopro holossistólico de regurgitação melhor audível no foco tricúspide, que se intensifica com a manobra de Rivero – Carvallo. Pode-se identificar B3 de VD.
Exames Complementares:
Eletrocardiograma: em geral é inespecífico. FA, BRD e ondas Q em V1 são frequentes.
Radiografia de tórax: VD aumentado, ausência do botão aórtico devido ao aumento do AE, veia cava dilatada, proeminência acentuada da artéria pulmonar, visualização da veia ázigo e derrame pleural.
Ecodopplercardiograma: Detecção da IT, etiologia, avaliação da gravidade, alterações estruturais e grau de dilatação do anel, análise da pressão arterial pulmonar e função do ventrículo direito.
Tratamento Farmacológico:
O tratamento clínico tem que ser extremamente ponderado, pois uma decisão cirúrgica tardia já pode encontrar um ventrículo direito com disfunção irreversível. A terapia com diuréticos às vezes é recomendável e pode reduzir a progressão da regurgitação, mas exige atenção nos efeitos colaterais e baixo debito.
Diuréticos: Presença de sinais e sintomas de congestão sistêmica.
IECA e Betabloqueadores: IT secundária a disfunção ventricular esquerda
Inibidores da fosfodiesterase-5 e antagonistas de endotelina: Hipertensão pulmonar primária
Tratamento Cirúrgico
Os procedimentos disponíveis são a troca valvar e a plástica.
IT isolada: indicação cirúrgica nos casos de refluxo importante associado a manifestações clínicas evidentes. Indica-se também nos pacientes com lesões moderadas em correlação com disfunção ventricular direita progressiva associadas a sintomas.
IT associada a valvulopatia mitral: recomenda-se plástica quando existir regurgitação da valva tricúspide importante.
Fato é que os pacientes raramente são encaminhados para uma cirurgia tricúspide isolada. Geralmente uma cirurgia de IT se faz no planejamento de outras cirurgias cardíacas.
Veja também:
Boa noite Dra
A senhora poderia falar sobre marca passo em atletas??
Existe alguma pessoa que tem marca passo é pratique esporte de alto rendimento???
Quem tem pode praticar esporte
Olá, tudo bem? Muito obrigado pela pergunta, vou tomar a liberdade de tentar responder, pois aqui no Jaleko todos adoramos conversar sobre medicina. =). Essa é uma área de que ainda possui algumas incertezas, mas de modo geral, o uso de marcapasso não contraindica a atividade física. Porém deve ser feita sob dupervisão médica, e depende em parte da doença que levou a necessidade do marcapasso. Por fim há uma recomendação que portadores de marcapasso não realizem atividades competitivas ou que tenham risco de contato físico com impacto. Um grande abraço, Dr Felipe Magalhães – diretor médico
Eu queria saber oque significa insuficiência tricuspede leve se é grave?
Olá, obrigado pela mensagem. No geral insuficiências tricúspides leves não são graves e muitas vezes nem significa doença, mas todas as doenças dependem de como está o paciente. O ecocardiograma é apenas um exame complementar. Recomendo que converse com seu cardiologista ou clínico. Um abraço, Dr. Felipe Magalhães – diretor médico
Boa tarde Drs.
Gostaria de saber, se é necessário cirurgia em caso de arritmia , refluxo mitral e tricúspide. Obg
Olá, como está? A indicação de cirurgia depende muito da gravidade das lesões valvares. Você deve procurar um cardiologista para avaliar. E caso seja aluno de medicina, venha para o curso Jaleko.com.br para assistir milhares de aulas. Um grande abraço
Oi.
Quero saber se a insuficiência tricúspide leve pode evoluir para moderada, em pacientes asmáticos usuários de corticóides e broncodilatadores.
Obrigada
Olá! Sim, a insuficiência tricúspide pode sim evoluir, mas isso não vai acontecer em todos os pacientes: na maior parte, seguirá sempre como branda. Recomendo seguir acompanhamento de um(a) cardiologista. Um grande abraço!