A Hemorragia Subaracnóide é uma alteração neurológica ocasionada por um sangramento abrupto no espaço subaracnóideo, compreendido entre as membranas pia-máter e aracnoide. A ruptura de aneurismas cerebrais é a causa mais comum de hemorragia não traumática subaracnóidea, seguida da ruptura de malformações arteriovenosas.
Sinais e Sintomas:
Pico hipertensivo + Cefaléia súbita e de grande intensidade, descrita como a “pior cefaléia da vida” (“thunderclap headache”) + Sinais de irritação meníngea (rigidez de nuca) + sinais focais.
Diagnóstico:
TC de crânio sem contraste. Punção lombar caso TC normal e alta suspeita de HSA. Caso confirmada HSA, solicitar Angio-TC ou Arteriografia cerebral de 4 vasos para localizar o aneurisma.
Tratamento:
Redução da PAS para 140mmHg até abordagem intervencionista do aneurisma responsável (embolização percutânea ou clampeamento cirúrgico). Após abordagem do aneurisma, manter PAS entre 160-180mmHg para prevenção de vasoespasmo cerebral.
Drogas de escolha:
Nitroprussiato de Sódio ou Labetalol parenterais.
A hemorragia subaracnóide pode ser uma das manifestações do Acidente Vascular Encefálico hemorrágico. Veja mais sobre o AVC aqui!
Por Amanda Rodrigues