Para cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno(a) de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- “Dominando o Coronavírus”: nosso novo curso e página especial com várias informações sobre o assunto
- Aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS) para obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.
Ministério da Saúde divulgará dados de Covid-19 em plataforma interativa (Ministério da Saúde)
Comentários:
“O novo modelo de divulgação de informações sobre a COVID-19 abordará o cenário atual da doença, com análise de casos e mortes por data de ocorrência, de forma regionalizada. De acordo com o Ministério, o uso da data de ocorrência (e não da data de registro) auxiliará a se ter um panorama mais realista do que ocorre ao nível nacional e favorecerá a predição, criando condições para a adoção de medidas mais adequadas para o enfrentamento da COVID-19, nos âmbitos regional e nacional”.
O que será necessário para rastrear a fonte do coronavírus? (Nature)
Comentários:
“O vírus SARS-CoV-2 quase certamente se originou em morcegos e provavelmente passou para um animal intermediário, que o espalhou para as pessoas. Mas tem sido muito difícil identificar esse animal – ou descartar completamente a ideia infundada de que o vírus escapou de um laboratório. A identificação da fonte do SARS-CoV-2 exigiria uma amostragem extensiva de coronavírus na vida selvagem e no gado, e poderia levar anos”.
Número de infectados pelo novo coronavírus no mundo supera 7 milhões (Agência Brasil)
Comentários:
“Mais de 7 milhões de casos do novo coronavírus foram declarados oficialmente em todo o mundo, de acordo com contagem da France Presse. Dois terços dos casos do novo coronavírus estão concentrados na Europa e nos Estados Unidos”.
Resíduos médicos da epidemia de coronavírus preocupam espanhóis (MedScape)
Comentários:
“Os espanhóis estão preocupados com um novo problema resultante da epidemia de coronavírus – como se livrar com segurança de grandes quantidades de máscaras descartáveis, luvas e outros equipamentos sanitários. Um promotor especial para questões ambientais disse na sexta-feira que, à medida que o uso de tais itens aumentou, também houve preocupação pública com a má gestão de resíduos contaminados”.
‘Não acabou’: casos COVID-19 aumentam em algumas nações realxam bloqueios (MedScape)
Comentários:
“Alguns países viram ‘aumentos’ nos casos do COVID-19 à medida que os bloqueios diminuem, e as populações devem se proteger do coronavírus enquanto as autoridades continuam testando. O epicentro da pandemia está atualmente em países da América Central, do Sul e do Norte, particularmente nos Estados Unidos, disse a porta-voz da OMS Margaret Harris”.
VALE CONFERIR
Um grupo de cientistas brasileiros lançam o Observatório COVID-19 BR para projetar o avanço do coronavírus, com base nos dados disponíveis até agora. Há também modelos matemáticos que mostram e simulam a propagação do vírus, em diferentes cenários, com base na circulação das pessoas e outros parâmetros.
OUTRA DICA
O Ministério da Saúde apresenta uma nova plataforma informativa com dados sobre o surto de coronavírus no Brasil. O painel permite consultar o número de óbitos e casos confirmados, quantidade de pacientes infectados por região e estados do país, bem como comparar semanas epidemiológicas.
Caso queira se aprender mais sobre o Coronavírus recomendamos que assista o nosso vídeo, em que o professor Lucas Campos explica como reduzir a exposição e aumentar a precaução em relação à COVID-19.