Para cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno(a) de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- “Dominando o Coronavírus”: nosso novo curso e página especial com várias informações sobre o assunto
- Aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS) para obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.
O sprint para resolver estruturas de proteínas de coronavírus – e desarmá-las com drogas (Nature)
Comentários:
“Em 10 de janeiro, o genoma completo do vírus SARS-CoV-2 foi lançado – e biólogos em todo o mundo entraram em ação. O seu objetivo é analisar as 29.811 bases de RNA no genoma do vírus em busca de instruções para cada uma das suas estimadas 25 a 29 proteínas.
Com esses dados, os cientistas poderiam recriar as proteínas em laboratório, visualizá-las e, então, esperançosamente, identificar compostos de drogas para bloqueá-las ou desenvolver vacinas para incitar o sistema imunológico contra elas. A interrupção da pandemia pode depender de grandes esforços para visualizar as proteínas SARS-CoV-2 e usá-las para projetar medicamentos e vacinas.”
Rio adota novo protocolo para tratamento de COVID-19 (Agência Brasil)
Comentários:
“Após reunião no Palácio Guanabara nesta terça-feira (19/05), o governador do estado do Rio de Janeiro com o novo secretário da saúde, anunciaram um novo protocolo para abordagem ao paciente suspeito de COVID-19. Anteriormente, a orientação era para que a pessoa procura-se ajuda médica somente no aparecimento de falta ar. No entanto, o comprometimento pulmonar já estava avançado nesses casos.
Assim, a orientação atual é que o indivíduo mesmo com sintomas leves a moderados, procure atendimento especializado. O objetivo é rastrear e identificar pacientes ainda na fase 2 da doença, com menor comprometimento pulmonar, e melhores resultados de recuperação. O governador informou que a ideia é retomar gradualmente às atividades normais do Estado a partir do próximo mês, para que se complete até agosto.”
Os ensaios de vacina contra o coronavírus têm seus primeiros resultados – mas sua promessa ainda não está clara (Nature)
Comentários:
“Conforme ocorre o desenvolvimento e o anúncio de possíveis vacinas contra o novo coronavírus, os especialistas analisam os dados obtidos e observam que os resultados podem ser diferentes. Apesar de a empresa americana de biotecnologia Moderna ter revelada os primeiros dados de um teste em humanos e com isso ter disseminado um cenário positivo pelo mundo, alguns cientistas dizem que, como os dados não são publicados, eles não possuem os detalhes necessários para avaliar adequadamente essas alegações.”
Fatores virais e do hospedeiro relacionado à clínica da COVID-19 (Nature – preview)
Comentários:
“Em estudo prévio, publicado pela Nature, pesquisadores chineses avaliaram características virais e fatores dos hospedeiros (em 326 pacientes confirmados com SARS-CoV-2) que poderiam influenciar na evolução clínica da COVID-19.
Observaram mais intensa linfocitopenia (sobretudo de células T CD4+) como preditor da evolução da doença, e aumento dos níveis IL-6 e IL-8 em casos graves e críticos, correlacionados à diminuição de linfócitos. Sendo assim, os determinantes da gravidade da doença pareciam ter origem principalmente em fatores do hospedeiro: idade, linfocitopenia e tempestade de citocinas associada, enquanto a variação genética viral (foram identificas 2 linhagens distintas) não afetou significativamente os resultados.”
VALE CONFERIR
Um grupo de cientistas brasileiros lançam o Observatório COVID-19 BR para projetar o avanço do coronavírus, com base nos dados disponíveis até agora. Há também modelos matemáticos que mostram e simulam a propagação do vírus, em diferentes cenários, com base na circulação das pessoas e outros parâmetros.
OUTRA DICA
O Ministério da Saúde apresenta uma nova plataforma informativa com dados sobre o surto de coronavírus no Brasil. O painel permite consultar o número de óbitos e casos confirmados, quantidade de pacientes infectados por região e estados do país, bem como comparar semanas epidemiológicas.
Caso queira se aprender mais sobre o Coronavírus recomendamos que assista o nosso vídeo, em que o professor Lucas Campos explica como reduzir a exposição e aumentar a precaução em relação à COVID-19.