Como forma de cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- Coronavírus | principais notícias de sexta-feira (20/03/2020)
- Coronavírus | principais notícias de quinta-feira (19/03/2020)
- Coronavírus | principais notícias de quarta-feira (18/03/2020)
VALE CONFERIR
Um grupo de cientistas brasileiros lançam o Observatório COVID-19 BR para projetar o avanço do coronavírus, com base nos dados disponíveis até agora. Há também modelos matemáticos que mostram e simulam a propagação do vírus, em diferentes cenários, com base na circulação das pessoas e outros parâmetros.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Presidente da República decreta os serviços essenciais que não devem ser interrompidos durante o combate ao COVID-19 (Ministério da Saúde)
Comentários:
“A medida é importante para assegurar os serviços públicos e atividades essenciais, consideradas indispensáveis ao atendimento das necessidades da população.”
O Ministério da Saúde pode autorizar, ainda essa semana, a prescrição da cloroquina e da hidroxicloroquina para casos graves de COVID-19 (Agência Brasil)
Comentários:
“O medicamento é utilizado amplamente para doenças antimaláricas e autoimunes, e tem sido alvo como opção terapêutica durante essa pandemia.
Sabe-se que a hidroxicloroquina bloqueia a infecção viral ao aumentar o pH intracelular, necessário para a proliferação viral; além interferir na glicosilação dos receptores celulares de SARS-CoV.
Nos últimos meses, estudos científicos mostraram, de modo geral, que a droga funciona tanto para impedir a entrada viral na célula, como nos estágios pós-entrada. Ainda, houve redução da carga viral e melhora clínica dos pacientes com COVID-19 e pneumonia após seu uso.
Entretanto, mais evidências são necessárias para a sua adoção em casos de coronavírus.”
O preocupante papel dos assintomáticos na propagação do coronavírus (BBC News)
Comentários:
“A pesquisa realizada em Columbia University que duas em cada três infecções do novo coronavírus foram causadas por pessoas sem diagnóstico com o vírus SARS-CoV2 ou sem sintomas diagnosticados com o vírus. Além disso, afirma que para cada caso confirmado, há entre cinco e dez pessoas sem diagnóstico.
Isso alerta que os casos não detectados podem expor uma parcela muito maior da população ao vírus e que o isolamento social deve incluir grupos assintomáticos.”
Anosmia e ageusias podem ser fortes indícios de coronavírus, dizem especialistas (The New York Times)
Comentários:
“Evidências anedóticas estão sendo divulgadas em sites de todo o mundo de que anosmia e disgeusia são sintomas significativos associados a COVID-19. Anosmia, em particular, tem sido observado em pacientes com resultados positivos para o coronavírus sem outros sintomas.
Assim, algumas sociedades acadêmicas de otorrinolaringologia têm proposto que tais sintomas sejam adicionados à lista de critérios de rastreamento e devem alertar para possível infecção por SARS-CoV2. Além disso, quando presentes, justificam-se orientações para isolamento e realização de teste para confirmação.”
Relatório apresenta estimativa de infecção pelo vírus no país e os impactos no SUS (FIOCRUZ)
Comentários:
“O relatório “Estimativa de risco de espalhamento da Covid-19 no Brasil e o impacto no sistema de saúde e população por microrregião”, produzido pelo Núcleo de Métodos Analíticos para Vigilância em Saúde Pública (Procc/Fiocruz) e pela Escola de Matemática Aplicada (EMAp/FGV), analisa o risco de epidemias nas microrregiões brasileiras a partir da exportação de casos dos dois maiores centros urbanos do país, Rio de Janeiro e São Paulo.”
Caso queira se aprender mais sobre a virologia da família Coronaviridae, recomendamos que assista nosso vídeo, em que abordamos todos os detalhes sobre o vírus, incluindo sua estrutura, seu mecanismo de ação, SARS, MERS, diagnóstico e tratamento.
Para mais informações, consulte também o aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS), lançado recentemente pelo Ministério da Saúde, no qual é possível obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.