Como forma de cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- Coronavírus |principais notícias de segunda-feira (16/03/2020).
- Coronavírus | principais notícias de terça-feira (17/03/2020)
- Coronavírus | principais notícias de quarta-feira (18/03/2020)
- Coronavírus | principais notícias de quinta-feira (19/03/2020)
VALE CONFERIR
Um grupo de cientistas brasileiros lançam o Observatório COVID-19 BR para projetar o avanço do coronavírus, com base nos dados disponíveis até agora. Há também modelos matemáticos que mostram e simulam a propagação do vírus, em diferentes cenários, com base na circulação das pessoas e outros parâmetros.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Anvisa não recomenda uso de hidroxicloroquina no tratamento do coronavírus (ANVISA)
Comentários:
“Na nota técnica, o órgão afirma que ‘apesar de promissores’, não existem estudos conclusivos que comprovam o uso desses medicamentos para o tratamento da COVID-19″
A poluição do ar diminui à medida que os países são isolados em meio à disseminação do COVID-19 (CBC News)
Comentários:
“As imagens de satélites de monitoramento revelam queda significativa dos níveis de dióxido de nitrogênio (NO2), após as restrições de circulação por conta do coronavírus. Essas ações podem apresentar efeitos em nosso ambiente, acreditam os cientistas.”
Oitos testes rápidos são aprovados para COVID-19 (Agência Brasil)
Comentários:
“A medida faz parte das ações estratégicas para combate ao coronavírus. Os produtos destinados ao diagnóstico pela ANVISA são divididos em dois grupos: os que usam amostra de sangue e detectam anticorpos (IgM e IgG) e os que usam amostras das vias respiratórias (naso e orofaringe) e detectam o antígeno (vírus).”
TEMA QUENTE
Há transmissão do SARS-CoV2 por portadores assintomáticos?
Comentários:
“Presume-se que o SARS-CoV-2, agente causador da nova doença de coronavírus 2019 (COVID-19), se espalhe principalmente através de gotículas respiratórias e contato próximo. No entanto, esses modos de transmissão não explicam todos os casos.
Relatos publicados em grandes jornais internacionais, tais como Journal of the American Medical Association (JAMA) e The New England Journal of Medicine (NEJM), têm mostrado evidências epidemiológicas de uma possível transmissão durante o período de incubação.”
Transmissão indireta de vírus no cluster de casos COVID-19, Wenzhou, China, 2020 (CDC)
Comentários:
“De acordo com Centers for Disease Control and Prevention (CDC), até o momento, não há comprovação de que o SARS-CoV-2 possa sobreviver do corpo humano por longo período.
Apesar de não parecer ser a principal forma de transmissão, não se pode descartar a possibilidade de propagação do vírus por portadores assintomáticos. Isso tornaria o surto muito mais difícil de controlar.”
Caso queira se aprender mais sobre a virologia da família Coronaviridae, recomendamos que assista nosso vídeo, em que abordamos todos os detalhes sobre o vírus, incluindo sua estrutura, seu mecanismo de ação, SARS, MERS, diagnóstico e tratamento.
Para mais informações, consulte também o aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS), lançado recentemente pelo Ministério da Saúde, no qual é possível obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.