Como forma de cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno(a) de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- Coronavírus | principais notícias de quinta-feira (09/04/2020)
- Coronavírus | principais notícias de quarta-feira (08/04/2020)
- Coronavírus | principais notícias de terça-feira (07/04/2020)
VALE CONFERIR
Um grupo de cientistas brasileiros lançam o Observatório COVID-19 BR para projetar o avanço do coronavírus, com base nos dados disponíveis até agora. Há também modelos matemáticos que mostram e simulam a propagação do vírus, em diferentes cenários, com base na circulação das pessoas e outros parâmetros.
OUTRA DICA
O Ministério da Saúde apresenta uma nova plataforma informativa com dados sobre o surto de coronavírus no Brasil. O painel permite consultar o número de óbitos e casos confirmados, quantidade de pacientes infectados por região e estados do país, bem como comparar semanas epidemiológicas.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Por que o número diário de mortes se tornou extraordinariamente importante na compreensão da pandemia de coronavírus? (Nature)
Comentários:
“O COVID-19 é diferente das epidemias virais do passado recente em alguns aspectos: é mais disseminado que a síndrome respiratória aguda grave, mais infeccioso que a gripe sazonal e matou mais pessoas que o Ebola. A letalidade do COVID-19 oferece uma oportunidade para rastrear sua expansão e a eficácia da contenção da doença.”
Estudo aponta 3 tipos do novo coronavírus (BBC News)
Comentários:
“Há três grandes percursos traçados pelo vírus até que infectasse 1,5 milhão de pessoas, afirma um novo estudo da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e da Universidade de Kiel, na Alemanha.
Através do mapeamento de linhagens de códigos genéticos semelhantes ao modelo usado para identificar os movimentos migratórios das populações humanas pré-históricas, o genoma do coronavírus é basicamente dividido em três grandes grupos: A, B e C, sendo B derivado de A, e C derivado de B.
O tipo A é considerado o “original”, que está mais próximo do vírus encontrado em morcegos e pangolins, dois animais que têm sido associados ao início da pandemia. O tipo B tem maior incidência no Leste da Ásia, mas não se espalhou muito a partir dali; isso pode estar associada à resistência imunológica ou ambiental. O tipo C é considerado o majoritário na Europa, e é encontrado também o Brasil.”
Inca incentiva a deixar de fumar para evitar efeito grave da COVID-19 (Agência Brasil)
Comentários:
“O Instituto Nacional de Câncer alerta que o tabagismo provoca inflamações e prejudica o sistema imunológico, aumentando o risco de infecções. Além disso, foi observado que os fumantes têm mais tendência a desenvolver sintomas graves da doença, devido à suscetibilidade ocasionada pelas substâncias nocivas do cigarro.”
11 gráficos que mostram as consequências da pandemia pelo mundo (BBC News)
Comentários:
“O novo coronavírus já infectou mais de 1,5 milhão de pessoas em todo o mundo, mas seu impacto vai muito além. Nessa postagem, foi feita uma análise do impacto da pandemia nas pessoas e nos países quanto ao isolamento social, ao transporte aéreo, ao fluxo de trânsito, à poluição e aos meios de comunicação.”
Em meio a pandemia de coronavírus, um novo caso de ebola surge (Nature)
Comentários:
“Um novo caso de Ebola foi registrado na República Democrática do Congo e foi o primeiro relatório desse tipo em 52 dias e veio apenas 2 dias antes da OMS declarar o fim oficial do surto (cujo início foi agosto de 2018). Os médicos e cientistas na linha de frente dessa crise já mudaram sua atenção para o COVID-19. Mas agora, seus esforços no local do surto de Ebola também devem continuar.”
Ministério da Saúde lança estratégias para prevenir a população indígena (Ministério da Saúde)
Comentários:
“Nessa última semana, o Ministério da Saúde informou óbito de três indígenas por causa do novo coronavírus: um caso no Roraima e outros no Amazonas. Ademais, lança medidas para prevenir a população indígena da infecção viral.
Entre as inciativas do “Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus (COVID-19) em Povos Indígenas”, estão: prioridade no atendimento e medidas restritivas à entrada de pessoas em todos os territórios indígenos devido à vulnerabilidade.”
Caso queira se aprender mais sobre o Coronavírus recomendamos que assista o nosso vídeo, em que a professora Nathalia Fortins revela como e quais são os critérios que devem ser considerados na hora de avaliar a gravidade respiratória na COVID-19.
Além disso, também criamos uma página especial com várias informações sobre o assunto e um novo curso chamado “Dominando o Coronavírus”.
Consulte também o aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS), lançado recentemente pelo Ministério da Saúde, no qual é possível obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.