Como forma de cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno(a) de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- Coronavírus | principais notícias de quarta-feira (08/04/2020)
- Coronavírus | principais notícias de terça-feira (07/04/2020)
- Coronavírus | principais notícias de segunda-feira (06/04/2020)
VALE CONFERIR
Um grupo de cientistas brasileiros lançam o Observatório COVID-19 BR para projetar o avanço do coronavírus, com base nos dados disponíveis até agora. Há também modelos matemáticos que mostram e simulam a propagação do vírus, em diferentes cenários, com base na circulação das pessoas e outros parâmetros.
OUTRA DICA
O Ministério da Saúde apresenta uma nova plataforma informativa com dados sobre o surto de coronavírus no Brasil. O painel permite consultar o número de óbitos e casos confirmados, quantidade de pacientes infectados por região e estados do país, bem como comparar semanas epidemiológicas.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Distância de 1,5 metro é insuficiência para conter transmissão, alerta estudo (Agência Brasil)
Comentários:
“O estudo, realizado por pesquisadores especializados em dinâmica de fluidos na Bélgica e na Holanda, alerta que a distância social de 1,5m, recomendada pelas autoridades de saúde, é insuficiente para impedir o contágio por COVID-19, especialmente para caminhadas e práticas de esporte.”
Imagens de microscopia eletrônica mostram o momento da infecção viral na célula (Fiocruz)
Comentários:
“As imagens exibem adesão das partículas virais na membrana celular, início do processo de infecção, replicação viral e saída das novas partículas. O registro, inédito no Brasil, foi obtido durante estudo que investiga a replicação viral do Sars-CoV-2, conduzido pelos pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).”
Os cientistas devem infectar pessoas saudáveis com o coronavírus para testar vacinas? (Nature)
Comentários:
“A vacina é vista como a única solução para a pandemia por muitos cientistas. Enquanto os ensaios clínicos de segurança engatinham, uma proposta radical, “Human Challange”, é levantada com objetivo de acelerar a pesquisa de vacinas.
Normalmente na fase III de grandes estudos, milhares de pessoas recebem uma vacina ou um placebo, e os pesquisadores rastreiam quem fica infectado no decorrer do tempo. A ideia sugerida é expor um grupo de voluntários saudáveis com o vírus para testar rapidamente.”
A linha tênue da escolha dos medicamentos (Nature)
Comentários:
“Sabe-se que o sistema imunológico desempenha um papel importante no declínio e na morte de pessoas infectadas com o novo coronavírus. No entanto, na busca de medicamentos que atuam na resposta imune, levanta-se também a preocupação de os mesmos suprimir o sistema imunológico, prejudicando a capacidade de o organismo de manter a infecção viral sob controle. Como é o caso de esteroides.”
O que apontam os estudos sobre os principais tratamentos para COVID-19? (BBC News)
Comentários:
“Nessa matéria, são compiladas as principais informações que temos hoje sobre os seguintes tratamentos para COVID-19: plasma sanguíneo, cloroquina e hidroxicloroquina, antivirais contra HIV, esclerose múltipla e ebola.”
Caso queira se aprender mais sobre o Coronavírus recomendamos que assista o nosso vídeo, em que a professora Nathalia Fortins revela como e quais são os critérios que devem ser considerados na hora de avaliar a gravidade respiratória na COVID-19.
Além disso, também criamos uma página especial com várias informações sobre o assunto e um novo curso chamado “Dominando o Coronavírus“.
Consulte também o aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS), lançado recentemente pelo Ministério da Saúde, no qual é possível obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.