Como forma de cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno(a) de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- Coronavírus | principais notícias de sexta-feira (03/04/2020)
- Coronavírus | principais notícias de quinta-feira (02/04/2020)
- Coronavírus | principais notícias de quarta-feira (01/04/2020)
VALE CONFERIR
Um grupo de cientistas brasileiros lançam o Observatório COVID-19 BR para projetar o avanço do coronavírus, com base nos dados disponíveis até agora. Há também modelos matemáticos que mostram e simulam a propagação do vírus, em diferentes cenários, com base na circulação das pessoas e outros parâmetros.
OUTRA DICA
O Ministério da Saúde apresenta uma nova plataforma informativa com dados sobre o surto de coronavírus no Brasil. O painel permite consultar o número de óbitos e casos confirmados, quantidade de pacientes infectados por região e estados do país, bem como comparar semanas epidemiológicas.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MEC autoriza antecipar formatura de alunos da área de saúde (Agência Brasil)
Comentários:
“O Ministério da Educação autorizou a formatura de alunos dos cursos de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia, exclusivamente para atuação desses profissionais nas ações de combate à pandemia do novo coronavírus. A Portaria foi publicada hoje (06/04/20) no Diário Oficial da União.
Na semana passada, além do edital que permite a antecipação da formatura, o governo também convocou os alunos dos cursos de saúde para participar na Ação Estratégica ‘Brasil Conta Comigo’, de caráter excepciona e temporário, na cobertura assistencial à população no enfrentamento à COVID-19.
Neste artigo do Blog Jaleko, conversamos sobre cada um desses documentos para tirar as principais dúvidas sobre a convocação dos internos.”
Vírus no esgoto pode revelar verdadeira taxa de infecção (Nature)
Comentários:
“A água de esgoto pode revelar a verdadeira escala do surto de coronavírus. Mais de uma dúzia de grupos de pesquisa em todo o mundo começou a analisar as águas residuais do novo coronavírus para estimar o número total de infecções em uma comunidade.
Ademais, essa medida de rastreio de doenças infecciosas, que são excretadas na urina ou nas fezes, como o SARS-CoV-2, pode ser um sinal de alerta precoce se o vírus retornar após o desaparecimento.”
Os UTIs brasilerios estão preparados para a pandemia do coronavírus? (BBC News)
Comentários:
“Um levantamento recém-publicado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) calcula que o Brasil tem 48.848 leitos de UTI, sendo 22,8 mil no SUS e 23 mil na rede privada. Entre os gargalos dos centros de terapia intensiva para o enfrentamento a COVID-19, podemos citar disparidades regionais e diferenças entre o sistema público e privado, o número limitado de profissionais e achatamento da curva de infectados.”
O impacto ambiental do coronavírus? (BBC News)
Comentários:
“Estudos internacionais têm ressaltado os aspectos ambientais positivos decorrentes do isolamento social durante a pandemia de COVID-19. Entre os impactos benéficos, estão a redução da poluição do ar e a diminuição dos ruídos sísmicos.
Entretanto, cientistas alertam que pode não ser bem assim; há pontos que afetam negativamente meio ambiente. Em primeiro lugar, as experiências relatadas são pontuais e não consideram mudanças climáticas a longo. Além disso, há maior produção de lixo, principalmente hospitalar e maior consumo de energia.”
ONU pede proteção a mulheres e crianças vítimas de violência doméstica (Agência Brasil)
Comentários:
“Para o secretário-geral da ONU, o confinamento imposto por covid-19 exacerba a violência doméstica, e pede “a todos os governos que tomem medidas para prevenir a violência contra as mulheres e forneçam soluções para as vítimas, como parte dos seus planos de ação nacional contra o coronavírus”.
Europa já tem mais de 50 mil mortos por causa do novo coronavírus (G1)
Comentários:
“O número de mortalidade por COVID-19 já alcançou mais de 50 mil pessoas na Europa, segundo um balanço da agência de notícias France Presse (AFP), divulgado hoje (06/04/20). Quase 85% dessas mortes aconteceram na Itália, Espanha, França e Reino Unido.”
Caso queira se aprender mais sobre o Coronavírus recomendamos que assista o nosso vídeo, em que a professora Nathalia Fortins revela como e quais são os critérios que devem ser considerados na hora de avaliar a gravidade respiratória na COVID-19.
Além disso, também criamos uma página especial com várias informações sobre o assunto e um novo curso chamado “Dominando o Coronavírus“.Consulte também o aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS), lançado recentemente pelo Ministério da Saúde, no qual é possível obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.