Como forma de cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno(a) de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- Coronavírus | principais notícias de quinta-feira (02/04/2020)
- Coronavírus | principais notícias de quarta-feira (01/04/2020)
- Coronavírus | principais notícias de terça-feira (31/03/2020)
VALE CONFERIR
Um grupo de cientistas brasileiros lançam o Observatório COVID-19 BR para projetar o avanço do coronavírus, com base nos dados disponíveis até agora. Há também modelos matemáticos que mostram e simulam a propagação do vírus, em diferentes cenários, com base na circulação das pessoas e outros parâmetros.
OUTRA DICA
O Ministério da Saúde apresenta uma nova plataforma informativa com dados sobre o surto de coronavírus no Brasil. O painel permite consultar o número de óbitos e casos confirmados, quantidade de pacientes infectados por região e estados do país, bem como comparar semanas epidemiológicas.
]ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Pacientes com coronavírus apresentam sinais de doenças cerebrais (New York Time)
Comentários:
“Em matéria no The New York Times, os neurologistas do mundo inteiro alertam que grupos de pacientes infectados pelo novo coronavírus, estão desenvolvendo sérias complicações cerebrais. Alguns desses, apresentam alterações do estado mental e encefalopatia. Destacam ainda que esse acometimento cerebral se junta a outros sintomas incomuns, como perda ou diminuição do olfato e paladar, e doenças cardíacas.
São relatados casos de encefalopatia necrosante aguda (uma complicação rara da gripe e outras infecções virais), que se apresenta com edema e inflamação anormais em várias regiões cerebrais, com pontos de morte celular.
Problemas neurológicos relacionados ao SARS-CoV-2 já estavam sendo relatados por médicos da Itália e em outras partes do planeta – convulsão, delírio (sem febre), acroparestesia (formigamento e dormência nas extremidades), letargia.
Equipes estão atuando para compreender esses fenômenos neuro críticos, porém se levanta a possibilidade do vírus não se restringir ao trato respiratório e invadir o sistema nervoso central – tendo papel potencial na insuficiência respiratória aguda da COVID-19.”
OMS planeja estudo global para descobrir a verdadeira extensão das infecções por coronavírus (Science)
Comentários:
“Chamado Solidarity II, o programa da IMS planeja um estudo coordenado para testar amostras sanguíneas quanto à presença de anticorpos contra o novo coronavírus, em larga escala.
Com a colheita do número real de casos, incluindo os leves, o objetivo é determinar a taxa de prevalência e mortalidade do COVID-19 em diferentes faixas etárias, bem como traçar perspectivas em relação à duração do isolamento social.
O projeto é complementar ao estudo global Solidarity, um megatrial de possíveis tratamentos com COVID-19, lançado no mês passado.”
Máscaras caseiras podem ajudar na prevenção contra o Coronavírus (Ministério da Saúde)
Comentários:
“O Ministério da Saúde orienta o uso de máscara de pano que funcionam como barreiras na propagação da doença. Entre as especificações para a sua eficiência: ser individual, sem compartilhamento; ter pelo menos duas camadas de pano (dupla face); ser feita em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros; higienizar corretamente; e, cobrir totalmente a boca e o nariz, ajustando ao rosto e sem deixar espaços nas laterais.”
Pesquisa sobre coronavírus indica baixa consciência da crise (Agência Brasil)
Comentários:
“Pesquisa realizada pelo Instituto de Ciências Médicas da Universidade de Tóquio mostra que a maioria das pessoas toma medidas preventivas contra o coronavírus, mas somente cerca de 40% sabem como proceder em caso de infecção viral.
Alerta ainda que a adoção de profilaxia é mais alta entre os idosos, em comparação com os jovens (faixa dos 20 anos).”
A Terra “treme” menos com a pandemia do coronavírus (Agência Brasil)
Comentários:
“Após a observação de redução da poluição do ar, o isolamento social em resposta à pandemia da COVID-19 também mostrou impacto quanto aos tremores da Terra.
Sismólogos explicam que a diminuição do ruído sísmico provocado pela circulação de pessoas e, principalmente, rodoviária, faz com que as vibrações na crosta terrestre diminuam.”
Anticorpos das lhamas podem ajudar a combater o vírus COVID-19 (Nature)
Comentários:
“Uma equipe do VIB Life-Sciences Institute, na Bélgica, e da Universidade do Texas, nos EUA, isolaram dois anticorpos de lhama (Lama glama) que ligam as proteínas ‘spike’ que os coronavírus usam para entrar nas células.
Um anticorpo neutralizou o coronavírus responsável pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS); o segundo eliminou o coronavírus da síndrome respiratória aguda grave (SARS).
A fusão do anticorpo SARS de uma lhama com um anticorpo de um humano produziu um híbrido que neutralizou o vírus responsável pelo COVID-19. Os dados sugerem que esses anticorpos podem ser úteis no combate às epidemias de coronavírus.”
Caso queira se aprender mais sobre o Coronavírus recomendamos que assista o nosso vídeo, em que a professora Nathalia Fortins revela como e quais são os critérios que devem ser considerados na hora de avaliar a gravidade respiratória na COVID-19.
Além disso, também criamos uma página especial com várias informações sobre o assunto e um novo curso chamado “Dominando o Coronavírus“.
Consulte também o aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS), lançado recentemente pelo Ministério da Saúde, no qual é possível obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.