Você já sabe que os arbovírus são aqueles vírus transmitidos aos hospedeiros vertebrados através da picada de vetores artrópodes, especialmente mosquitos e carrapatos, sendo mantidos em ciclos silvestre e urbano. E que são comumente transmitidos por fêmeas do gênero Aedes, após repasto em um hospedeiro humano virémico. Depois dos vírus Dengue e Chikungunya, chegou a hora da gente saber um pouco mais do Zika vírus.
Veja também: “Arbovírus – Você sabe o que é e quem são? – Dengue Vírus”
Veja também: “Arbovírus – Você sabe o que é e quem são? – Chikungunya”
Introdução
Nunca se esqueça que esse trio: DENV, ZIKV e CHIKV está presente em mais de 120 países das regiões tropicais e subtropicais, emergindo em áreas urbanas pobres e porções periféricas do mundo. Estima-se que cerca de 4 bilhões de pessoas estão expostas ao risco de infecção por eles.
Zika vírus
O ZIKV também é um representante da família Flaviviridae, gênero Flavivírus, assim como o vírus Dengue. Sua partícula viral possui morfologia esférica, envolta por envelope lipídico e seu genoma viral é constituído por RNA de fita simples.
A arbovirose
A febre do ZIKV induz uma doença aguda, autolimitada, que se resolve espontaneamente, normalmente não associada a complicações graves e com baixa taxa de hospitalização. Cerca de 80% dos indivíduos infectados pelo ZIKV não desenvolvem manifestações clínicas. Os sintomas mais comuns são: febre baixa, exantema maculopapular, dor nas articulações, prurido (coceira) e hiperemia conjuntival (olhos vermelhos). Outros sintomas incluem: dor muscular, odinofagia (dor durante a deglutição) e dor de cabeça.
Esclarecendo
Além da transmissão vetorial, pode haver a transmissão intrauterina ou perinatal. Existe documentação de transmissão sexual e por transfusão sanguínea, mas que ainda precisam de mais estudos. Não há evidências de transmissão do ZIKV por meio do leite materno, assim como por urina e saliva.
Em julho de 2015, o Brasil notificou a associação entre a infecção pelo ZIKV e a Síndrome de Guillain-Barré (SGB), principalmente no Nordeste da Bahia. Além disso, casos de microcefalia também foram relacionados a esse arbovírus.
Em fevereiro de 2016, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que a recente associação da infecção pelo ZIKV com casos de microcefalia e outros distúrbios neurológicos como SGB, em diversos países, constituía uma emergência de saúde pública de interesse internacional e a arbovirose passou a ser de notificação compulsória.
Agora, é só assistir à nossa vídeo-aula sobre Zika. Até o próximo artigo!