Para cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno(a) de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- “Dominando o Coronavírus”: nosso novo curso e página especial com várias informações sobre o assunto
- Aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS) para obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.
Tratamento para coronavírus: ‘pista’ imunológica traz esperança na luta contra a covid-19 (BBC News)
Comentários:
“A partir da análise de amostras de sangue de 60 pacientes que desenvolveram a forma mais grave da COVID-19, foi constado que o número de células T nesses casos são extremamente baixos.
Dessa forma, pesquisadores do Reino Unido iniciarão ensaios clínicos utilizando a interleucina-7 – que possui a capacidade de estimular e aumentar a quantidade dessas células – e, assim, será observada a possibilidade de auxílio na recuperação dos doentes. “
Pelo menos 80 milhões de crianças abaixo de um ano estão em risco de doenças como difteria, sarampo e poliomielite, uma vez que o COVID-19 interrompe os esforços rotineiros de vacinação (OMS)
Comentários:
“O alerta vem da OMS, UNICEF e Gavi e, de acordo com essas agências, a prestação de serviços de imunização de rotina é substancialmente prejudicada em pelo menos 68 países e provavelmente afetará cerca de 80 milhões de crianças com menos de 1 ano vivendo nesses países.”
Lockdowns acabaram por interromper também a gripe (Nature)
Comentários:
“As medidas de distanciamento social, destinadas a retardar a disseminação do coronavírus parecem ter encurtado a estação de influenza no hemisfério norte em cerca de seis semanas.
Uma temporada mais curta da gripe pode poupar dezenas de milhares de vidas. Mas os impactos líquidos na saúde global serão difíceis de provocar, além do grande número de mortes por COVID-19 e outras causas.”
CDC confunde números de testes nos EUA (The Atlantic)
Comentários:
“O novo painel do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA foi concebido para oferecer uma visão pública do progresso do surto do país. Em vez disso, a agência causou confusão ao reunir testes de anticorpos com testes para infecções ativas por COVID-19.
O teste é um pilar crucial do controle de surtos, e a mistura dos dois números – pessoas que não estão infectadas agora e pessoas que provavelmente não foram infectadas no passado – torna a estatística “ininterpretável”, diz Ashish Jha, pesquisadora em saúde pública.”
OMS suspende ensaios clínicos com hidroxicloroquina para tratamento da COVID-19 (WHO)
Comentários:
“Ontem, dia 25/05/20, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a suspensão dos testes clínicos com hidroxicloroquina no tratamento contra a Covid-19.
A opção pela pausa foi decidida após a publicação, na revista científica The Lancet, de estudo amplo conduzido por pesquisadores de instituições da Suíça e Estados Unidos, no qual o tratamento foi associado ao aumento de mortes por problemas cardíacos, como arritmia.
A pesquisa foi realizada em 671 hospitais, localizados em seis continentes, e com 96.032 pacientes positivos para Sars-CoV-2.”
VALE CONFERIR
Um grupo de cientistas brasileiros lançam o Observatório COVID-19 BR para projetar o avanço do coronavírus, com base nos dados disponíveis até agora. Há também modelos matemáticos que mostram e simulam a propagação do vírus, em diferentes cenários, com base na circulação das pessoas e outros parâmetros.
OUTRA DICA
O Ministério da Saúde apresenta uma nova plataforma informativa com dados sobre o surto de coronavírus no Brasil. O painel permite consultar o número de óbitos e casos confirmados, quantidade de pacientes infectados por região e estados do país, bem como comparar semanas epidemiológicas.
Caso queira se aprender mais sobre o Coronavírus recomendamos que assista o nosso vídeo, em que o professor Lucas Campos explica como reduzir a exposição e aumentar a precaução em relação à COVID-19.