Para cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno(a) de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- “Dominando o Coronavírus”: nosso novo curso e página especial com várias informações sobre o assunto
- Aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS) para obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.
Estudo aponta pico da pandemia de coronavírus no mês de junho e recomenda lockdown no RJ (G1)
Comentários:
“Em estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), estima-se que o pico da COVID-19 no estado do Rio de Janeiro irá acontecer no início de junho (podendo ter 40.000 pessoas sendo infectadas no pico, e 30.000 mortes ao final da pandemia).
A partir dessa estimativa e considerando que para cada pessoa infectada ocorre a contaminação de mais outras 2,46 em média (utilizando dados fornecidos pela Secretaria de Saúde até 02/05), recomendam o lockdown para frear a velocidade de transmissão do novo coronavírus no estado.”
Remdesivir para o tratamento de Covid-19 – Relatório Preliminar (The New England Journal of Medicine)
Comentários:
“Um estudo sobre o Remdesivir contra o SARS-CoV-2, mostrou que ele foi capaz de reduzir o tempo de recuperação de pessoas hospitalizadas pela COVID-19. John Beigel, do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, em Rockville, Maryland, e seus colegas estudaram 1.063 pacientes matriculados e escolhidos de forma aleatória, em um estudo randomizado, duplo-cego.
A partir dos resultados de 1.059 pacientes, descobriram que aqueles que tomaram Remdesivir intravenoso (538 pessoas, receberam dose de 200mg no 1º dia, seguido por 100mg por dia, durante 9 dias adicionais) tiveram um tempo médio de recuperação de 11 dias, comparados a 15 dias para quem tomou um placebo (521 pessoas, por até 10 dias).”
Transmissão transplacentária da infecção por SARS-CoV-2 (Research Square / Nature Research) – Pré-print
Comentários:
“Em versão pré-print, estudo de caso de gestante de 23 anos, com 35 semanas e 2 dias gestacional, demonstrou pela primeira vez a transmissão transplacentária de SARS-CoV-2 em um recém-nascido de mãe infectada no último trimestre. O novo coronavírus foi detectado por PCR em amostras de sangue e swabs nasofaríngeo e vaginal da mãe.
A transmissão para o neonato foi confirmada por um abrangente estudo virológico. Amostras do líquido amniótico (coletado antes da ruptura das membranas e durante a cesariana), sangue e de lavado bronco alveolar não broncoscópico (coletados antes da extubação do recém-nascido que precisou de reanimação neonatal), swabs nasofaríngeo e real, foram coletados para RT-PCR e todos foram positivo para os genes E e S da SARS-CoV-2.
Essa transmissão causou não aminação placentária da viremia neonatal demonstrado por exame histológico e imuno-histoquímica. O neonato apresentou manifestação neurológica, consistente com as descritas em pacientes adultos.”
Abertura pós-coronavírus: as lições dos países asiáticos que começaram a abrir economias em meio a temor de novos surtos (BBC News)
Comentários:
“Monitorando e esperando por uma possível “segunda onda” da pandemia pelo SARS-CoV-2, os olhos das principais agências (como a OMS) e governos estão voltados para o Leste Asiático. A principal lição dessa região para o resto do mundo é que é crucial “encontrar, isolar, testar e cuidar de todos os casos e rastrear e colocar em quarentena todas as pessoas com quem entraram em contato”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.”
VALE CONFERIR
Um grupo de cientistas brasileiros lançam o Observatório COVID-19 BR para projetar o avanço do coronavírus, com base nos dados disponíveis até agora. Há também modelos matemáticos que mostram e simulam a propagação do vírus, em diferentes cenários, com base na circulação das pessoas e outros parâmetros.
OUTRA DICA
O Ministério da Saúde apresenta uma nova plataforma informativa com dados sobre o surto de coronavírus no Brasil. O painel permite consultar o número de óbitos e casos confirmados, quantidade de pacientes infectados por região e estados do país, bem como comparar semanas epidemiológicas.
Caso queira se aprender mais sobre o Coronavírus recomendamos que assista o nosso vídeo, em que o professor Lucas Campos explica como reduzir a exposição e aumentar a precaução em relação à COVID-19.