Para cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno(a) de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- “Dominando o Coronavírus”: nosso novo curso e página especial com várias informações sobre o assunto
- Aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS) para obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.
Covid-19: Centro Hospitalar da Fiocruz entra em funcionamento (UNA-SUS)
Comentários:
“A FioCruz começou a receber os primeiros pacientes com a COVID-19 transferidos pela central estadual de regulação de vagas, no seu Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19, construído em menos de 2 meses. Localizado no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) em Manguinhos, sede da Fundação no Rio de Janeiro, trata-se de um centro diferenciado dos demais hospitais de campanha do Estado.
Além de todos os leitos contarem com um sistema de isolamento com pressão negativa do ar (específico para infecções por aerossóis), a unidade operará em condição de assistência de alta complexidade e sistema de apoio diagnóstico próprio. Outros diferenciais são: auto-suficiência energética e de água, tratamento próprio da rede de esgoto e serviço de call center capacitado para manter os familiares informados.”
Doze capitais têm mais de 80% de leitos públicos de UTI ocupados (Folha de São Paulo)
Comentários:
“Em algumas capitais, a rede pública de saúde já apresenta 100% dos leitos de UTI ocupados. A saturação do sistema de saúde está se tornando uma realidade a cada dia. Além da falta de profissionais qualificados, EPIs, equipamentos e fila de espera em algumas capitais (como Rio de Janeiro e Recife), as promessas das entregas de vários hospitais de campanha não se concretizam e intensificam as consequências de uma sistema saturado.”
Casos de COVID-19 no mundo ultrapassam 5 milhões (Agência Brasil)
Comentários:
“Os casos de coronavírus no mundo superaram a marca de 5 milhões nessa quarta-feira (20), com a América Latina ultrapassando os Estados Unidos e a Europa na última semana, ao registrar a maior parcela de novos casos diários globalmente. Isso representa nova fase na disseminação do vírus, que atingiu o auge primeiramente na China em fevereiro, antes de surtos em grande escala na Europa e nos Estados Unidos.”
Os testes de vacina contra o coronavírus apresentaram seus primeiros resultados
Comentários:
“Esta semana, a empresa americana de biotecnologia Moderna revelou que sua vacina COVID-19 desencadeou uma resposta imune em pessoas e protegeu camundongos de infecções por SARS-CoV-2 nos pulmões. Os dados ainda não foram publicados ou revisados.
As vacinas que estão sendo desenvolvidas no Reino Unido e na China têm mostrado resultados positivos em macacos. A boa notícia é que todas as três vacinas parecem ser seguras o suficiente para prosseguir para novos ensaios clínicos. É muito cedo para dizer se eles realmente funcionam.”
VALE CONFERIR
Um grupo de cientistas brasileiros lançam o Observatório COVID-19 BR para projetar o avanço do coronavírus, com base nos dados disponíveis até agora. Há também modelos matemáticos que mostram e simulam a propagação do vírus, em diferentes cenários, com base na circulação das pessoas e outros parâmetros.
OUTRA DICA
O Ministério da Saúde apresenta uma nova plataforma informativa com dados sobre o surto de coronavírus no Brasil. O painel permite consultar o número de óbitos e casos confirmados, quantidade de pacientes infectados por região e estados do país, bem como comparar semanas epidemiológicas.
Caso queira se aprender mais sobre o Coronavírus recomendamos que assista o nosso vídeo, em que o professor Lucas Campos explica como reduzir a exposição e aumentar a precaução em relação à COVID-19.