Como forma de cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno(a) de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- Coronavírus | principais notícias de segunda-feira (13/04/2020)
- Coronavírus | principais notícias de quinta-feira (09/04/2020)
- Coronavírus | principais notícias de quarta-feira (08/04/2020)
VALE CONFERIR
Um grupo de cientistas brasileiros lançam o Observatório COVID-19 BR para projetar o avanço do coronavírus, com base nos dados disponíveis até agora. Há também modelos matemáticos que mostram e simulam a propagação do vírus, em diferentes cenários, com base na circulação das pessoas e outros parâmetros.
OUTRA DICA
O Ministério da Saúde apresenta uma nova plataforma informativa com dados sobre o surto de coronavírus no Brasil. O painel permite consultar o número de óbitos e casos confirmados, quantidade de pacientes infectados por região e estados do país, bem como comparar semanas epidemiológicas.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
INCQS/Fiocruz faz análises da qualidade de kits de diagnósticos e de álcool etílico em gel 70% (Fiocruz)
Comentários:
“O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) tem participado ativamente, realizando análises de kits de diagnósticos, de álcool em gel apreendidos e orientando sobre equipamentos de saúde. Ainda como parte das estratégias do Ministério da Saúde, o INCQS/Fiocruz intensificou as análises de controle da qualidade das vacinas de Influenza.”
Morcegos e roedores são uma fonte essencial de vírus humanos (Nature)
Comentários:
“Morcegos e roedores são considerados reservatórios virais de alto risco – uma fonte de doenças que podem passar para os seres humanos e, às vezes, levar a epidemias.
Alguns cientistas argumentam que os animais têm certas características que aumentam a probabilidade de eventos de transbordamento de animais para pessoas, e que devem ser monitorados mais de perto como resultado.
Os mamíferos voadores são os principais suspeitos como a fonte do SARS-CoV-2, vírus responsável pela atual pandemia.”
Como a carga viral dos pacientes coloca os profissionais de saúde em risco? (BBC News)
Comentários:
“Apesar do uso de roupas e máscaras protetoras, os profissionais de saúde parecem ter uma tendência maior à infecção e, possivelmente, tenham mais chance de ficarem gravemente doentes.
De acordo com especialistas, parte da explicação para essa questão está na quantidade de vírus a que as equipes médicas são expostas. Entretanto, Ainda não se sabe o quanto a exposição repetida ao vírus poderia afetar a saúde.”
4 fatores que explicam o impacto da covid-19 nos EUA, país com maior número de infectados e mortos (BBC News)
Comentários:
“Os Estados Unidos se tornaram o epicentro da tragédia da COVID-19 no mundo. Segundo especialistas em saúde pública, epidemiologistas e analistas, os fatores que levaram os EUA a esta grave situação são: a demora da resposta e medidas de restrição, os problemas e atrasos com os testes diagnósticos, o sistema de saúde principalmente privativo, e a falta de coordenação dos estados.”
Uso das máscaras diminui chance de contágio por coronavírus (G1)
Comentários:
“Especialistas recomendam que sejam usadas máscaras caseiras, para evitar a falta de máscaras médicas para profissionais de saúde, ainda que com ressalvas.”
Caso queira se aprender mais sobre o Coronavírus recomendamos que assista o nosso vídeo, em que a professora Nathalia Fortins revela como e quais são os critérios que devem ser considerados na hora de avaliar a gravidade respiratória na COVID-19.
Além disso, também criamos uma página especial com várias informações sobre o assunto e um novo curso chamado “Dominando o Coronavírus“.
Consulte também o aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS), lançado recentemente pelo Ministério da Saúde, no qual é possível obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.