Como forma de cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno(a) de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- Coronavírus | principais notícias de segunda-feira (06/04/2020)
- Coronavírus | principais notícias de sexta-feira (03/04/2020)
- Coronavírus | principais notícias de quinta-feira (02/04/2020)
VALE CONFERIR
Um grupo de cientistas brasileiros lançam o Observatório COVID-19 BR para projetar o avanço do coronavírus, com base nos dados disponíveis até agora. Há também modelos matemáticos que mostram e simulam a propagação do vírus, em diferentes cenários, com base na circulação das pessoas e outros parâmetros.
OUTRA DICA
O Ministério da Saúde apresenta uma nova plataforma informativa com dados sobre o surto de coronavírus no Brasil. O painel permite consultar o número de óbitos e casos confirmados, quantidade de pacientes infectados por região e estados do país, bem como comparar semanas epidemiológicas.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Ministério da Saúde define critérios de distanciamento social (Ministério da Saúde)
Comentários:
“O Boletim Epidemiológico Especial sobre Coronavírus, publicado ontem (07/04/20), orienta a adoção de ações diferenciadas em relação ao distanciamento social por estados e municípios, considerando critérios epidemiológicos e capacidade da rede de saúde. O objetivo é promover o retorno gradual às atividades laborais com segurança, evitando explosão de casos.
O distanciamento social é ampliado (DAS), quando todos os setores da sociedade precisam permanecer na residência enquanto durar a decretação da medida pelos gestores locais; e, deve ser adotado em locais onde o número de casos confirmados tenha impactado mais que 50% da capacidade instalada do sistema de saúde local.
Por outro lado, define-se o distanciamento social seletivo (DSS), quando apenas alguns grupos ficam isolados, com atenção aos de maior risco de agravamento da doença; e é considerado em locais onde os casos confirmados não tenham impactado em mais de 50% da capacidade do sistema de saúde.”
OMS e parceiros pedem investimento urgente em enfermeiros (OMS)
Comentários:
“O novo relatório da OMS, em parceria com o Conselho Internacional de Enfermeiras (ICN) e o Nursing Now, fornece uma visão aprofundada do maior componente da força de trabalho em saúde, os enfermeiros.
As descobertas identificam lacunas importantes na força de trabalho de enfermagem e áreas prioritárias para investimentos em educação, empregos e liderança em enfermagem para fortalecer a profissão em todo o mundo e melhorar a saúde para todos.
Segundo o Diretor-Geral, ‘os enfermeiros são a espinha dorsal de qualquer sistema de saúde. Hoje, muitas enfermeiras encontram-se na linha de frente na batalha contra o Covid-19’ e, assim, ‘esse relatório é um lembrete absoluto do papel único que desempenham e um alerta para garantir que eles recebam o apoio necessário para manter o mundo saudável’, completa.”
A saúde mental se torna mais uma preocupação durante a pandemia (Johns Hopkins Universit)
Comentários:
“À medida que as pessoas em todo o país e no mundo lidam com novos estressores que surgem do distanciamento social e do crescimento exponencial dos casos do COVID-19, aumentam também as preocupações com a manutenção da boa saúde mental. De acordo com o especialista, destacam sinais e sintomas de depressão e ansiedade, que são exacerbados com a constante divulgação de notícias difíceis.”
Porque o diagnóstico é importante no combate a COVID-19 (Genomic News)
Comentários:
“Nesse trabalho, o Dr. Eduardo Volotão, pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz, discute como a combinação de testes de diagnóstico e as características clínicas da COVID‐19 facilitam o gerenciamento da pandemia do SARS‐CoV‐2, bem como ressalta a sua importância, através de revisão das principais literaturas.”
OMS alerta sobre afrouxar medidas contra coronavírus cedo demais (Agência Brasil)
Comentários:
“A OMS não tem uma recomendação geral para países e regiões afrouxarem as medidas que visam a desacelerar a propagação do novo coronavírus, mas fez um alerta para que as restrições não sejam retiradas cedo demais, disse um porta-voz da entidade.”
Caso queira se aprender mais sobre o Coronavírus recomendamos que assista o nosso vídeo, em que a professora Nathalia Fortins revela como e quais são os critérios que devem ser considerados na hora de avaliar a gravidade respiratória na COVID-19.
Além disso, também criamos uma página especial com várias informações sobre o assunto e um novo curso chamado “Dominando o Coronavírus“.
Consulte também o aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS), lançado recentemente pelo Ministério da Saúde, no qual é possível obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.