Como forma de cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- Coronavírus | principais notícias de segunda-feira (16/03/2020)
- Coronavírus | principais notícias de terça-feira (17/03/2020)
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
A Cidade do Rio de Janeiro decreta situação de emergência (Agência Brasil)
Comentários:
“A prefeitura do Rio de Janeiro decretou hoje (18/03/20) situação de emergência no município por causa da pandemia de coronavírus (COVID-19). O decreto foi publicado na edição desta quarta-feira do Diário Oficial do Município, um dia depois da declaração de situação de emergência no estado do Rio.”
A OMS recomenda oficialmente, nesta terça-feira (17/03/20), que se evite tomar ibuprofeno para os sintomas do COVID-19
Comentários:
“O alerta surgiu após o artigo publicado pela revista científica The Lancet, divulgado na semana passada (11/03/20), e já comentado aqui no Blog Jaleko.
Estudos em doentes infectados com novo coronavírus evidenciaram que a classe de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) aumenta a expressão de enzimas conversoras de angiotensina 2 (ACE2), receptores presentes nas células epiteliais de diversos órgãos, e aos quais o SARS-CoV-2 se liga para infectar o organismo humano.
Além disso, foi apresentado que o uso de medicamentos da classe AINE, como iboprufeno, e à base de cortisona podem afetar a capacidade de reação do sistema imunitário, com potencial de prolongar a replicação viral.
A relação entre o uso do Ibuprofeno e a piora dos quadros de infeções por coronavírus será avaliada na União Europeia através Comitê de Avaliação de Risco de Farmacovigilância da Agência Europeia de Medicamentos (EMA).
Sobre o Ibuprofeno
É um anti-inflamatório não-esteroide, derivado do ácido propiônico, com efeito anti-inflamatório, analgésico e antitérmico. Tem como mecanismo de ação reduzir a síntese de prostaglandinas pela inibição das enzimas ciclo-oxigenases (COX-1 e COX-2).
Sobre o Cortisona
Também conhecida por corticosteroide, é um hormônio produzido pelas glândulas supra-renais, que exerce ação anti-inflamatória. É muito adotada em doenças crônicas, tais como asma, artrite reumatoide, por exemplo.”
A OMS pede ações urgentes e agressivas para combater o COVID-19, conforme os casos disparam na região do Sudeste Asiático (OMS)
Comentários:
“O pedido foi feito após o surto de casos e a confirmação de transmissão viral. De acordo com o Diretor Regional, alguns países do Sudeste Asiático estão caminhando para transmissão comunitária do COVID, reforçando a necessidade de vigilância e esforços adicionais para conter a disseminação da doença.”
Enquanto a pandemia se espalha, o número de casos de COVID cai no ex-epicentro (CNA)
Comentários:
“Os casos importados de coronavírus na China superaram os casos de transmissão de local pelo quinto dia consecutivo. Ademais, a maioria das infecções e mortes estão agora fora da China. A Europa foi a região com o maior aumento de novas infecçãoes em 24 horas.”
O primeiro ensaio clínico da fase I de uma potencial vacina COVID-19 foi iniciado nos EUA (NATURE)
Comentários:
“O estudo está sendo conduzido no Instituto de Pesquisa em Saúde Kaiser Permanente, em Washington, e testará uma série de doses da vacina. A vacina potencial é baseada no RNA mensageiro, que direciona o corpo a produzir uma proteína encontrada na camada externa do coronavírus, visando uma resposta imune.”
SUGESTÃO DE ARTIGO
O potencial neuroinvasivo da SARS ‐ CoV2 pode ser pelo menos parcialmente responsável pela insuficiência respiratória de pacientes com COVID ‐ 19
Comentários:
“Já é amplamente divulgado e sabido que o sintoma mais característico dos pacientes com o COVID-19 (nome científico para a doença), causado por SARS-CoV-2 (novo coronavírus, anteriormente conhecido como 2019-nCoV), é desconforto respiratório. Além disso, alguns pacientes também apresentam sinais neurológicos, como cefaleia, náusea e vômito.
Novas evidências mostram que os coronavírus nem sempre estão confinados ao trato respiratório e que também podem invadir o sistema nervoso central, induzindo doenças neurológicas. A infecção pelo SARS-CoV (coronavírus da síndrome respiratória aguda grave) foi relatada no cérebro de pacientes e animais experimentais, onde o tronco encefálico estava fortemente infectado. E ainda, demonstrou-se que alguns coronavírus se espalham para o centro cardiorrespiratório medular, via sinapse, a partir dos mecanorreceptores e quimiorreceptores no pulmão e nas vias aéreas respiratórias inferiores.
Diante da similaridade entre SARS-CoV e SARS-Cov2, é bastante provável que a potencial neuroinvasão do novo coronavírus justifica, ao menos, em parte, a insuficiência respiratória aguda observada nos pacientes com COVID-19. Isso também pode impactar nas orientações para prevenção e tratamento da infecção.”
Caso queira se aprender mais sobre a virologia da família Coronaviridae, recomendamos que assista nosso vídeo, em que abordamos todos os detalhes sobre o vírus, incluindo sua estrutura, seu mecanismo de ação, SARS, MERS, diagnóstico e tratamento.
Para mais informações, consulte também o aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS), lançado recentemente pelo Ministério da Saúde, no qual é possível obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.