Como forma de cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- Coronavírus: principais notícias de segunda-feira (16/03/2020)
- Conheça a IVIS, a Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde do Ministério de Saúde
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Cientistas brasileiros estão desenvolvendo nova vacina contra coronavírus (EXAME)
Comentários:
“A corrida para o desenvolvimento de uma vacina contra coronavírus está a todo vapor.
Diferente das estratégias adotadas por outros grupos de pesquisadores, os cientistas paulistanos se baseiam na inserção na vacina de moléculas sintéticas de RNA mensageiro (mRNA), que contêm as instruções para codificação proteica, reconhecível pelo sistema imunológico.”
De acordo com a OMS, há registro de morte de crianças por coronavírus (G1)
Comentários:
“Apesar do destaque constante de que os idosos e os portadores de doenças pré-existentes, como diabetes e hipertensão, são os grupos mais vulneráveis a COVID-19, o diretor-geral da OMS afirma casos de mortes de crianças.
Sabemos que as crianças podem ser infectadas e que elas podem morrer por essa doença. Não podemos dizer universalmente que é (uma doença) leve em crianças”, afirmou Maria van Kerkhove, diretora da área de doenças e zoonoses emergentes da OMS.”
Italianos com mais de 80 anos “serão deixados para morrer” (The Telegraph)
Comentários:
“No norte da Itália, a epidemia da COVID-19 vai atingindo ao ponto de desequilíbrio entre as necessidades clínicas dos pacientes infectados e a disponibilidade efetiva de recursos intensivos.
Segundo o documento, produzido pelo departamento de proteção civil da região do Piemonte, aponta: ‘Os critérios para acesso à terapia intensiva em casos de emergência devem incluir idade inferior a 80 anos ou uma pontuação no Índice de comorbidade de Charlson menos de 5′”.
Podemos pegar o Covid-19 tocando superfícies contaminadas, mas o tempo de sobrevida do vírus fora do corpo humano ainda está a esclarecer (BBC)
Comentários:
“Como muitos vírus respiratórios, incluindo a gripe, o Covid-19 pode se espalhar em pequenas gotículas liberadas pelo nariz e pela boca de uma pessoa infectada enquanto tosse.
Uma única tosse pode produzir até 3.000 gotículas. Também há evidências de que o vírus é eliminado por mais tempo em matéria fecal.
De acordo com Centers for Disease Control and Prevention, tocar uma superfície ou objeto contaminado, seguido de tocar o próprio rosto ‘não é considerado o principal meio de propagação do vírus’. No entanto, a entidade e a OMS seguem destacando a importância de medidas de higiene.”
Definições atualizadas pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro
Comentários:
“Atualmente, o Rio de Janeiro encontra-se na fase de transmissão comunitária do vírus, ou seja, não há mais rastreabilidade da fonte de infecção.
A fase atual da epidemia exige a abordagem sindrômica pelos profissionais de saúde, não exigindo mais a identificação do fator etiológico por meio de exame específico.
Todo caso de Síndrome Gripal ou Síndrome Respiratória Aguda Grave deve ser manejado como possível infecção pelo novo coronavírus, de acordo com as orientações do protocolo.
Define-se como Síndrome Gripal, a presença de febre de início súbito, mesmo que referida, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou dificuldade respiratória, e pelo menos um dos seguintes sintomas: cefaleia, mialgia ou artralgia.
Por outro lado, trata-se de uma Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na presença de Síndrome Gripal (conforme definição anterior) e algum sinal de gravidade.”
Importância da Quarentena
Comentários:
“Duas cidades na Itália: enquanto Lodi decretou o distanciamento social em 23/02/2020, Bergamo só adotou a mesma medida no dia 08/03.”
Caso queira se aprender mais sobre a virologia da família Coronaviridae, recomendamos que assista nosso vídeo, em que abordamos todos os detalhes sobre o vírus, incluindo sua estrutura, seu mecanismo de ação, SARS, MERS, diagnóstico e tratamento.
Para mais informações, consulte também o aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS), lançado recentemente pelo Ministério da Saúde, no qual é possível obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.