Eai, galera do Jaleko!
Após tantos estudos das áreas básicas, você está avançando, e agora já se encontra estudando patologia geral, estudando tanto em nível celular (microscópico), quanto em nível sistêmico (macroscópico), e como as doenças que acometem nosso organismo se iniciam e se desenvolvem.
É uma disciplina muito ampla e IMPORTANTÍSSIMA, afinal, entender as doenças como um todo é de suma importância para o aprendizado médico.
Geralmente, há aulas teóricas e aulas práticas (microscopia e macroscopia), e, dessa forma, aprende-se, na teoria, os mecanismos que levam aquelas alterações e, posteriormente, na prática, observa-se os tecidos alterados pelas diversas doenças. É uma matéria muito interessante.
Portanto, como eu já disse outras vezes por aqui, escolher bem o seu livro FAZ TODA A DIFERENÇA. E é para isso que trago esse post de hoje, sobre qual livro de patologia você deve comprar.
Um livro que considero importantíssimo no estudo da patologia, é o livro “Robbins & Cotran – Patologia: Bases patológicas das doenças”, de Kumar.
É, com certeza, um dos livros mais utilizados em todo mundo quando se trata de patologia.
É um livro bem organizado, que traz, inicialmente, a patologia geral, falando sobre respostas celulares às doenças/lesões, e depois traz a patologia direcionada a cada sistema, trazendo os mecanismos das lesões/doenças.
É um livro didático e com leitura clara. O livro traz toda a explicação da patologia e, juntamente, traz imagens e alguns cortes histológicos, que permitem um entendimento por completo da patologia.
Não se assuste com o tamanho do livro, pois essa leitura acontece em um período razoável. NÃO SE DESESPERE!
Por ser um livro que traz a base das mais diversas doenças, é um livro importante de se ter em sua estante, pois, mesmo após cursar a disciplina de patologia, você se verá voltando ao livro para relembrar uma doença ou outra.
Além do livro citado acima, a mesma família Robbins & Cotran possui um livro chamado “Robbins-Patologia Básica” , de Kumar, que traz os conhecimentos básicos para o estudo da patologia.
É um livro bom para ser lido, a leitura é leve e permite ao estudante entender facilmente o que está sendo explicado. É preferível que, na patologia geral, você inicie o estudo por ele.
Como eu disse, também há aulas práticas que visam demonstrar como os tecidos se encontram tanto em micro quanto em macro, na presença de determinada doença. Para isso, você pode utilizar o site da UNICAMP do departamento de Patologia.
É um atlas de anatomia patológica online, que traz imagens em microscopia e em macroscopia. Juntamente com as imagens, traz uma breve descrição das mesmas, potencializando ainda mais o estudo. Assim, você pode fazer o estudo pelo livro texto, e, depois, o estudo dos cortes histológicos e da anatomia do tecido pelo atlas.
Talvez você também já tenha ouvido falar no livro de “Bogliolo: Patologia Geral” , de Geraldo Brasileiro. Este livro traz as bases da patologia geral, as lesões, adaptações celulares, mecanismos para tais, entre outros.
É uma opção para o estudo da patologia básica. Além de um bom conteúdo teórico, traz também imagens para auxiliar o leitor no aprendizado da patologia.
Um outro livro muito bom sobre patologia geral e patologia médica é o livro “Patologia: Bases Clinicopatológicas da Medicina” , de Rubin.
O livro traz capítulos iniciais relacionados à patologia geral, e, depois, capítulos sistêmicos descrevendo doenças específicas com a utilização dos conceitos apresentados na patologia geral.
Possui bastante imagens e desenhos também. Traz correlações com a genética molecular, genótipo e expressão fenotípica.
Hoje, sabe-se que o estudo por meio de mapas conceituais é uma boa forma de assimilação do conteúdo, e entendimento por completo do mesmo.
Assim, há um livro “Patologia Geral em Mapas Conceituais” , de Izabela Felin, que traz, como o nome já diz, mapas conceituais de patologia. Você pode utilizá-los em seus estudos, assim como tomá-los como base para criação dos seus próprios mapas.
Acredite, é uma importante forma de aprendizado.
Dentre esses livros, gosto de TODOS hahah. Mas, como eu já falei, cada um deles tem seu momento para ser usado.
“A leitura abre as janelas do entendimento e desperta o sono da sabedoria”
Bons estudos!!! Abraços!