Do início ao fim da faculdade, uma grande preocupação dos estudantes é o currículo. Isso ganha ainda mais destaque com o crescente número de hospitais de residência, concursos de estágio e vagas de trabalho que exigem um currículo cada vez melhor. Então como melhorar seu currículo? Uma boa opção sem sombra de dúvidas são os trabalhos científicos.
[show_more more=”Ler mais” less=”ler menos” color=”#008ec2″ size=”120″ align=”center”]
Veja também: Marketing médico para estudantes de medicina: comece com o pé direito no mercado
Ao considerar trabalho científico, qualidade e quantidade importam muito. Não adianta ter vários de má qualidade, mas também não é suficiente um único muito bom. Além disso, temos as dificuldades de integrar um projeto de pesquisa e conseguir a tão sonhada publicação, como falta de tempo, de projetos na sua faculdade, de orientador e a duração dos trabalhos, por exemplo. No entanto, existem diversas formas de se publicar trabalhos científicos.
Talvez você não saiba, mas sua experiência em um intercâmbio internacional pode virar um relato de experiência excelente, ser apresentado em congressos brasileiros como o Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM).
Trabalhos da faculdade
Uma outra possibilidade é aquele trabalho que foi realizado no seminário de uma disciplina da faculdade se tornar um projeto de extensão, por conta da importância do tema. Nisso você pode procurar parcerias com ligas acadêmicas e até mesmo professores interessados no tema.
Veja também: 5 dicas fundamentais para conseguir estágio em medicina
Questionários
Lembra daquele questionário do Google Forms que você passou nos seus grupos de WhatsApp? Esse mesmo que te ajudou a ser aprovado na disciplina de psicologia médica, por exemplo. É uma outra opção de publicação que pode ir para revistas nacionais e internacionais, sem esquecer dos congressos também. Um deles pode ser até premiado.
Internato
Por fim, pensa naquela atividade obrigatória do internato em que você descreve suas experiências. Um caso interessante pode virar um super relato de caso e experiência. O seu objeto de pesquisa se bem elaborado e com uma metodologia sólida pode se tornar até sua futura tese de mestrado. São infinitas as possibilidades.
Deu para perceber quantas opções você tem ou já teve? Então agora é se organizar e começar a escrever. Se você não sabe por onde começar, junte-se com amigos que tenham experiência e comece já. Chegou a hora do seu currículo se tornar o melhor possível. Bom trabalho e bons estudos!
[/show_more]