Introdução
A microbiologia é uma daquelas matérias que a gente olha e diz “para que eu tenho que saber isso?!”. Muitos conceitos nós achamos que nunca iremos precisar no futuro quando estivermos dando plantão em algum hospital de grande porte. Então vem conferir!
[show_more more=”Ler mais” less=”ler menos” color=”#008ec2″ size=”120″ align=”center”]
Microbiologia
A microbiologia é a ciência que se reserva ao estudo dos micro-organismos que são capazes de causar doenças nos seres humanos. Podemos dividi-la em três grandes grupos: micologia, bacteriologia e virologia.
A micologia é a parte da microbiologia que estuda os fungos, enquanto a bacteriologia estuda as bactérias e a virologia os vírus. Estudar esses organismos minúsculos que nos causam tão mal acaba se tornando importante no futuro para o combate eficiente desses seres e sua pulverização, ainda que momentânea, do nosso corpo. Cada ser possui um metabolismo diferente, assim como mecanismo de patogenicidade e replicação distintos um do outro.
Os pesquisadores que começaram a estudar os primeiros animalículos habitantes do planeta terra foram fundamentais para o desenvolvimento de um medicamento ou até mesmo uma medida profilática para as enfermidades.
Se liga!
Uma outra importância do estudo da microbiologia é que com o avanço dos estudos, pudemos descobrir quais espécies patogênicas são mais frequentes em determinadas regiões, e a partir daí desenvolver medidas de combate desses seres ou até mesmo de imunização da população que reside ali naquela área.
Imagina se o vírus do sarampo, por exemplo, não fosse estudado ou fosse pouco conhecido? O número de mortes iria aumentar drásticamente, assim como o número de complicações provenientes da infecção por esse vírus. Então a microbiologia foi importante nesse controle biológico e epidemiológico de determinadas doenças, de maneira que estudá-la só nos faz aprimorar nossas linhas de tratamento e de profilaxia.
Além disso, muitos desses organismos que abordamos dentro da microbiologia são responsáveis pela produção de diversos alimentos. . Mas aí você para a leitura e me pergunta: “mas porque saber que os micro-organismos produzem alimentos é importante para a minha formação médica?”.
Simples. Seu organismo precisa desses nutrientes para combater melhor diversos patógenos que queiram causar alguma enfermidade em seu corpo. Quando estamos bem alimentados, nosso sistema imunológico funciona melhor, nosso cérebro pensa mais rápido e temos mais energia para gastar com o que realmente importa: nossos estudos!
Conclusão
Por fim, devemos estudar a microbiologia por ser uma matéria linda e fácil. Mesmo que não dê tempo de estudar com antecedência, aqui tem dicas sobre como estudar microbiologia na véspera da prova.
Até a próxima!
[/show_more]
Microbiologia não é “a ciência que se reserva ao estudo dos micro-organismos que são capazes de causar doenças nos seres humanos”. A microbiologia é uma das grandes áreas de estudo da BIOLOGIA que busca entender os microrganismos em 3 pontos: ecologia, importância social/econômica e saúde. Existem 2 subdivisões na Microbiologia: Microbiologia Geral e Microbiologia Aplicada. Na medicina, a Microbiologia seria a aplicada, justamente porque o curso foca em somente uma área, a saúde (por isso não compreende que somente 5% desses organismos causam doenças). Em outras palavras, em Medicina não se estuda Microbiologia e sim, Microbiologia Aplicada, um ramo da Microbiologia que se preocupa com as aplicações da Microbiologia onde, no caso de Medicina, o foco é na área da saúde.
Olá, você tem toda razão. Médicos são tão empolgados com medicina, saúde, doenças e tratar os outros que as vezes não acabamos por esquecer por alguns segundos o mundo imenso que está do nosso lado. Claro, microbiologia é muito maior que o estudo de microrganismos patológicos. Corrigimos no texto original. Um grande abraço.
@amanda vamos corrigir o Parágrafo após o título MICROBIOLOGIA
Mudar de -“A microbiologia é a ciência que se reserva ao estudo dos micro-organismos que são capazes de causar doenças nos seres humanos. Podemos dividi-la em três grandes grupos: micologia, bacteriologia e virologia.”.
para
“A microbiologia é a uma das grandes áreas das biologia. Mais que estudar apenas organismos patológicos, a microbiologia estuda organismos tantos eucariontes e procariontes (patológicos ou não) e suas ecologias, importância social/econômica e impacto na saúde. No curso de medicina aprendemos um pouco dessa área tão nobre, com foco principalmente na microbiologia aplicada. “