Prova de Parasito chegando: O que fazer?
A Parasitologia é uma ciência biomédica dirigida ao estudo dos parasitas, seus hospedeiros e as relações entre eles. Além disso, representa uma das disciplinas mais temidas pelos alunos das áreas de saúde. Não só pela grandiosidade de todas as partes que a compõem, mas também pela complexidade de informações e cobranças que os professores realizam nas avaliações. Se a prova de parasito está chegando, você tem que saber como lidar. E aí, preparado?
Introdução
Durante a faculdade, é comum que os alunos tenham mais ou menos dificuldades em determinadas disciplinas.
Muitos são os fatores que influenciam nessa facilidade ou não de assimilar o conteúdo exposto: didática do professor, volume de matéria, afinidade com a área, entre outros. No entanto, têm àquelas que são unânimes no quesito de pensamentos do tipo: “É difícil pra caramba e não sei como vou fazer! Como vou decorar isso?! Reprovação, sua linda, pode chegar!”. A parasitologia ou “parasito” é uma dessas matérias que estimulam tais reflexões e sensações. Mas vamos te ajudar nessa tarefa e você não será só mais um desses discentes.
Mudando os pensamentos
A “parasito” é sim uma disciplina mais robusta, com muitos detalhes que fazem total diferença e é normal que ocorra insegurança. No entanto, existem caminhos que podem e irão te levar para a tão idealizada média de aprovação. Essa é a primeira mudança na forma de pensar: a matéria é complexa, mas é compreensível e existem maneiras de superá-la e adquirir conhecimentos. Segunda modificação: organizando meu tempo, conseguirei achar o melhor método de estudo. Terceira: mente descansada é fundamental para um melhor desempenho em qualquer prova ou atividade. Por isso: respira, confia e vamos nessa!
Mãos à obra
Já tendo pensamentos positivos, vamos exercitar. Para te ajudar mais ainda, utilizaremos um “tema principal” para a prova que está chegando: Dípteros Nematóceros. Calma! Lembre-se: respira, confia e vamos nessa!
Primeiro: entender quem é ou são os protagonistas do tema. Neste caso, os dípteros nematóceros, nada mais são que os nossos queridinhos mosquitos.
Segundo: qual a importância desse tema? Os mosquitos são artrópodes responsáveis pela transmissão de diversos agentes causadores de doenças que constituem grandes problemas de saúde pública.
Terceiro: como fazer para guardar tantos dados? A dica é: comparando! Você vai fazer um “tabelão” ou esquema ou o que achar melhor, com os principais pontos / características, que diferenciam essas espécies e são importantes para a sua prova e para a sua prática no dia-a-dia.
Quarto: você vai visualizar esses dados e repetí-los em voz alta, se auto-explicando essas nuances. Diversas vezes. Esquematizou > Visualizou > Leu > Falou > Explicou > Guardou > Ensinou (quando ensinamos algo para alguém, aprendemos muito mais).
Sucesso
Respirou? Confiou? Agora, só colocar em prática essas dicas e seguir para o sucesso total: Aprovado com nota 10! SIM! Porque missão dada é missão cumprida!
Se liga nesse tabelão de Dípteros Nematóceros: