Vocês, sem dúvidas, já têm se perguntado o motivo pelo qual está decorando milhares de características histológicas de uma determinada estrutura. Afinal, para que serve histologia na minha formação médica? Por que estudar histologia?
Biópsia:
Diariamente, diversos diagnósticos médicos são confirmados por meio de biópsia. E, é isso que a Histologia entra como um papel importante. A disciplina fornece a base para um laudo anatopatológico das lesões.
As lesões que ocorrem nos órgãos ou tecidos são estudadas a olho nu (macroscopia) e ao microscópio (microscopia). Estas são etapas fundamentais para o diagnóstico morfológico das doenças. São sempre precedidas por seleção de fragmentos de tecido representativos dos danos causados pela doença e de métodos especiais de coloração.
Apesar de ser um trabalho pré-conceituado como apenas do patologista, o conhecimento de uma lâmina histológica normal e característica de um tecido ou órgão é muito importante. Este estudo permite um olhar suspeito diante de “algo está diferente”.
Assim como saber o básico de uma chapa radiológica, compreender uma imagem histológica é essencial. Lembrando que não exige de você um diagnóstico patológico completo, bem como grau e estadiamento, a partir de uma observação microscópica. Porém, o domínio das particularidades dos tecidos e órgãos auxilia no raciocínio clínico. E, mais importante, destaca você, como futuro médico, dos outros.
Agora que você já sabe a importância desta disciplina, confira 4 dicas de estudo de histologia para você impulsionar suas notas!