A área médica encanta muita gente. Tornar-se um médico capaz de salvar vidas realmente pode ser muito atrativo. Mas é muito comum que, nos primeiros anos de faculdade, o estudante de medicina tenha dificuldades em se adaptar ao curso.
Muitos alunos se perguntam: “Será que eu nasci para isso? Eu tenho o perfil ideal para estudar medicina?” Tenha calma! Pode ser que você simplesmente precise se adaptar.
Confira, no post de hoje, algumas características do estudante de medicina e saiba o que você pode fazer para se sair bem nesse curso!
Qual é o perfil de um estudante de medicina?
O estudante dessa área precisa, acima de tudo, gostar de estudar por conta própria assuntos relativos à ciência. Boa parte do aprendizado vem de pesquisas e leitura de artigos. A sala de aula traz muito conhecimento, mas você precisa complementá-lo para ampliar seus horizontes.
Além disso, qualquer aluno da área de saúde deve gostar de ajudar pessoas a conquistar e manter uma boa qualidade de vida. Afinal, é a razão da sua carreira garantir o bem-estar dos seus pacientes.
Quais as principais dificuldades do curso de medicina?
Se você sente dificuldades em se adaptar ao curso e está em dúvida sobre sua vocação, tenha paciência com os primeiros meses. Depois da empolgação de ingressar na faculdade que você tanto desejou, as dificuldades realmente aparecem.
Você pode estranhar o ritmo dos professores, os métodos utilizados e a quantidade de conteúdo, mas tudo é questão de se organizar para se adaptar à rotina. Confira as dificuldades que os estudantes de medicina mais relatam:
A rotina cansativa
Medicina é um curso integral que envolve muito estudo fora da sala de aula. É preciso equilibrar:
todo o conteúdo teórico;
os laboratórios e aulas práticas;
as pesquisas e atividades extraclasse, etc.
Nesse corre-corre, é bem comum que as matérias se acumulem e fique difícil manter o ritmo.
Os altos custos
Esse é um ponto bem comum de reclamações quando se fala do curso de medicina. Tanto os materiais como livros são caros. Como você precisa ser um “estudante profissional”, ter uma atividade remunerada é praticamente impossível.
A qualidade de vida
“Tirar boas notas, ter vida social ou dormir bem: qual você escolhe?” Já ouviu essa frase? Dizem que o estudante de medicina precisa escolher apenas um dos três! Isso resume bem a qualidade de vida de um aluno, especialmente nos primeiros anos.
Como você passa muito tempo estudando e assistindo aulas, torna-se muito difícil estar sempre disposto para sair com amigos. É comum virar noites colocando matérias em dia, certo? Não é fácil!
A residência e especialização
Para se especializar, você precisa passar pela residência. Quanto mais bem remunerada for a área, mais complexa é a especialização. Geralmente, é preciso fazer a residência depois do tempo na faculdade: são, pelo menos, dois anos encarando 60 horas semanais em um hospital.
As vagas para residência são poucas e muito disputadas, e a seleção para ingressar em uma pode ser muito criteriosa. É um verdadeiro funil!
Quais as características mais importantes de um estudante de medicina?
Para encarar tudo isso, o estudante de medicina deve ter as características certas, que vão ajudá-lo a vencer todos esses desafios. Estão entre as principais:
gostar de estudar e pesquisar;
ser planejado e disciplinado;
ser detalhista;
ter equilíbrio emocional;
cuidar da própria saúde;
ser flexível quanto aos horários;
ter empatia e saber se relacionar com pessoas.
Em suma, você precisa ter prazer no seu curso! Mesmo que,, ao fim do dia, tenha sido muito cansativo, aquela sensação de dever cumprido não pode faltar. Para isso, mantenha-se firme e cuide de sua saúde, afinal, basta alguns dias de resfriado para sair dos trilhos nos estudos!
Como desenvolver as habilidades necessárias?
Algumas dessas características ainda estão faltando na sua lista? Saiba que você pode trabalhá-las. O importante é focar no que precisa ser trabalhado e buscar formas de desenvolver essas qualidades. Se você souber o que falta, fica fácil evoluir!
Mas não se preocupe: você vai encontrar muita gente, entre colegas, familiares, professores e profissionais da área, disposta a ajudar você nessa jornada! A gente, inclusive, está aqui para isso!
Qual característica de um estudante de medicina você precisa desenvolver? Deixe um comentário e compartilhe conosco!
Parabéns pelo artigo.
Muito informativo.
Excelente trabalho.
Obrigado Fábio, que bom que gostou! Aliás, você já conhece nossa plataforma do Jaleko? São milhares de aulas sobre todas as disciplinas da faculdade de medicina!
Olá , ainda estou no terceiro ano do Ensino Médio, mas me inscrevi no site para ter mais informações e confirmar se esse é realmente o curso que desejo. Muito obrigada pelas informações, ajudam muito!
Que bom que conseguimos ajudar, Vitória! E, quando chegar na faculdade, lembra que o Jaleko tem uma plataforma com diversas aulas sobre todas as disciplinas da faculdade de medicina para te ajudar na hora do estudo!
Ótimo artigo! Eu sou uma pessoa um pouco introspectiva, não tenho tanta facilidade em relacionar com pessoas, a menos que seja necessário. Quanto a estudar, sou um autodidata fascinado pela ciência, especialmente por coisas complexas como o corpo humano (única área que me importa na biologia), solução de problemas.
Obrigado Alexandre, que bom que gostou!
estou no primeiro ano do ensino médio, e a medicina sempre me encantou. e todas as características combinam comigo. estou muito feliz e desejo realizar esse sonho.
Excelente artigo!
Preciso desenvolver empatia e melhorar a forma como me relaciono com outras pessoas. Ainda tenho dificuldades nesses pontos.
Estou no primeiro período de medicina.
Eu tô velho, vou fazer 37.
Sou Arquiteto mas tô infeliz na minha área. Nunca consegui me realizar. Meu primeiro vestibular em 2002 foi pra medicina e por não passar me frustrei e fui pra arquitetura por gostar muito de artes em geral.
Hoje eu sinto vontade de estudar medicina mas tenho medo devido ao tempo de curso. Eu gosto muito de estudar e Teria imenso prazer em aprender sobre o corpo humano. Sim, tenho medo de sangue mas acredito que posso superar. Amo programas de TV sobre ciências, medicina e cirurgias. Não sei como faria passar o dia na faculdade, e não poder ter remuneração por 6 anos… É assustador
Rafa, nunca é velho para seus sonhos! Inclusive, jamais desista deles! É difícil, a gente sabe. Por isso, é extremamente necessário se preparar. Com um pouco de planejamento, dá para fazer, 37 anos não é nem um pouco velho. Faça uma economia, busque ajuda… Enfim, as possibilidades são infinitas!