No nosso cotidiano, confundimos, frequentemente, quando devemos aplicar os termos ‘teoria’ e ‘hipótese’. Até mesmo no meio científico podemos encontrar essa comutação de palavras.
Algumas vezes pelo uso errado, outras em consequência do tempo em que o estudo foi realizado. É comum escutarmos em nosso dia-a-dia:
- “A sua teoria está errada.”
- “A hipótese proposta é falha.”
Ambas tratam hipótese e teoria como uma opinião, um ponto de vista em relação a algo. Porém, opiniões não representam a verdade para a ciência.
Para isso, precisamos seguir uma série de etapas que constituem o método científico. E os conceitos de teoria e hipótese fazem parte desse método.
Além disso, há uma hierarquia do conhecimento que diz respeito ao nível de saber científico. Ela constitui do menor para o maior:
- Hipótese
- Achado
- Modelo
- Teoria
- Lei
AFINAL, QUAL A DIFERENÇA ENTRE TEORIA E HIPÓTESE?
As hipóteses são especulações, previsões sobre um determinado fenômeno da natureza e como ele se comporta. As mesmas devem ser testadas, o que, normalmente, é realizado por meio de experiências científicas.
Já as teorias são explicações bem fundamentadas para descrever esses eventos. Envolvem hipóteses já testadas diversas vezes, fatos e leis. Uma teoria pode soar como uma explicação definitiva, mas pode vir a ser derrubada pois não é uma verdade absoluta.
Um exemplo de teoria derrubada é a da geração espontânea (abiogênese), defendida por Aristóteles.
Baseando seus estudos em ideias já aceitas como verdade por outros pensadores, a teoria da geração espontânea buscava explicar o surgimento de vida a partir de matéria inanimada.
Seria como se ratos surgissem de um pano molhado. Hoje, isso não faz nenhum sentido para nós, mas essa teoria foi aceita por muito tempo.
HIPÓTESE
As hipóteses devem conter:
- Enunciado (sentença declarativa)
- Relação entre duas ou mais variáveis (parâmetros)
- Ser testável (passível de comprovação)
A palavra ‘hipótese’ pode assumir diferentes conotações dependendo do contexto, mas originalmente significa ‘suposição’. Estudos, investigações buscam respostas para um conjunto de fatos oriundos de teorias preexistentes (ou não).
Para isso, elabora-se uma hipótese, ou seja, uma tentativa de apresentar uma solução. Porém, a hipótese é muitas vezes associada à uma solução provisória, que ainda não foi testada.
LEI
Uma lei é uma regra com base em algum fenômeno, uma generalização confrontada, testada e validada frente a um amplo conjunto de fatos com sentido cronológico, lógico e causal.
Por exemplo:
- Leis do movimento de Newton;
- Lei da gravidade (também proposta por Isaac Newton).
TEORIA CIENTÍFICA
A teoria científica se constitui a partir de hipóteses testáveis, sempre havendo a possibilidade de que um novo fato destrua a visão atual.
Portanto, teorias científicas jamais são provadas, pois é impossível garantir que nunca será descoberto um novo fato que contradiga alguma de suas ideias até então válidas.
Algumas teorias são bem corroboradas, ou seja, com uma grande quantidade de fatos que, na prática, é pouco provável que estas sejam falseadas.
Entretanto, esta possibilidade é inerente e indissociável de qualquer teoria que se diz científica, não devido aos fatos, mas às ideias associadas à mesma.
De acordo com o físico Stephen Hawking, no livro ‘Uma Breve História do Tempo‘, “uma boa teoria deve satisfazer dois requisitos: Precisa descrever com precisão um número razoável de observações, com base em um modelo que contenha poucos elementos arbitrários; e deve prever com boa margem de definição resultados de observações futuras”
Uma teoria é um modelo, nunca uma expressão perfeita da realidade, que instiga novas descobertas. Algumas teorias teorias famosas existentes são: teoria da evolução; teoria da relatividade; teoria atômica; e a teoria do Big Bang.
CONFUSÕES COMUNS
Muitas vezes as pessoas se confundem sobre a definição de uma teoria. Nos dicionários, encontramos o significado que corresponde a uma visão popular de uma teoria, o que poderia ser equivalente a uma hipótese, uma especulação, ou seja, algo duvidoso, incerto.
No entanto, na ciência, uma hipótese é bem diferente da teoria, apesar de geralmente fazer parte da mesma. Há também uma confusão ao que se entende por “grau de confiabilidade” que uma teoria apresenta.
Teorias e leis, segundo à ciência, são definidas por conceitos de naturezas diferentes. Elas não se distinguem apenas por alguma hierarquia.
As leis nada mais são que hipóteses científicas com ampla validade e várias vezes confrontadas frente a um número enorme de fatos, mas continuam sendo hipóteses com um “título honorífico”.
Afinal, não é fácil confundir os termos ‘hipótese’ e ‘teoria’ em uma conversa informal?
A compreensão de ambos os conceitos se faz necessário não apenas na produção científica, como também no estudo das disciplinas de variadas naturezas.
Agora que sabemos como diferenciá-los, podemos formular melhor as nossas frases e reconhecer o momento correto para a implementação de cada um desses termos.
Boa noite.
Seu artigo é muito bom,e aprendi muito com ele.
Só gostaria de falar uma coisa:
De acordo com a norma culta, o ”mesmo” não retoma sujeito. Não se deve usar a palavra como pronome pessoal.
Para você não achar que estou louca, deixo aqui um link informativo :
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/mesmo-voce-sabe-utilizar-o-pronome.htm#:~:text=Diz%20a%20gram%C3%A1tica%20que%20n%C3%A3o,%22mesmo%22%20como%20pronome%20pessoal.&text=A%20forma%20correta%20%C3%A9%20bastante,%22ele%22%20(…
Quando você escreveu ”…As mesmas devem ser testadas…”, não está correto.
Não estou falando isso por falta de respeito, nem nada. Só achei que seria legal dar esse toque.
Muito obrigada pelo conteúdo; 😉
Boa noite também, Raíssa! (:
Primeiramente, gostaríamos de agradecer pelos elogios realizado em direção ao artigo. (=
Em segundo lugar, o seu comentário não foi, em nenhum momento, desrespeitoso. Muito pelo contrário, é ao lado dos nossos leitores que o Jaleko crescerá. (;
Por isso, fica aqui o nosso mais sincero obrigado pela participação! 😛
Gostei do assunto de sua publicação, gostaria de ver se é pertinente de divulgar em meu site: link acima.
Sds.
Hermes
Navegue livremente pelo nosso Blog, Dagol!
Muito bom! Ajudou bastante!
É gratificante demais saber que te auxiliamos, Daniel! (: