5 Dicas Para Melhorar Seu Desempenho na Prova de Bioquímica
Semana de provas para um estudante de medicina é sinônimo de desespero! E quando fala em prova de bioquímica então… Mas não precisa ser assim! Para tirar você do sufoco, o Jaleko preparou 5 dicas para que você gabarite a tão temida prova, sem estresse e sem decoreba.
DICA 1: “Scanning = Leitura Dinâmica
Faça uma leitura superficial da matéria que vai cair na prova! Dessa forma, você vai identificar as frases ou termos que mais se repetem no texto, e irá associá-los de forma mais natural. Assim ao encontrar uma dessas palavras-chaves na prova, você irá relembrar mais facilmente os assuntos relacionados a esses termos, e não vai dar branco!
DICA 2: não decore fórmulas, aprenda conceitos
Quando estudamos bioquímica, vemos diversas fórmulas, e sabemos que decorar cada uma delas é um trabalho exaustivo e até mesmo contraproducente. Com tanta coisa para aprender no curso de medicina, você não precisa de mais informação sem utilidade prática, não é? Então ao invés de sofrer gravando cada uma, aprenda o conceito relacionado. Por exemplo, para identificar um monossacarídeo aldose, você não precisa saber todos os tipos existentes, e sim saber que as aldoses apresentam um grupo carbonila na extremidade da molécula. Ou seja, você não decora a fórmula, e sim aprende o conceito. Simples, não é?
DICA 3: forme analogias para concretizar o conhecimento
Quando estudamos uma matéria um tanto abstrata quanto bioquímica, fica complicado assimilarmos conceitos que nós não podemos observar. Em oposição, ao estudarmos a fisiologia cardíaca podemos observá-la ao auscultar o coração ou ao analisar um eletrocardiograma. Mas isso fica difícil quando estudamos bioenergética, por exemplo, já que não conseguimos observar o funcionamento do ATP. E como facilitar então o estudo desses conceitos? Fazendo analogias! Se nós comparamos o ATP a uma bateria, que é descarregada toda vez que cede energia a uma reação química e se carrega toda vez que recebe energia de uma reação, conseguimos entender o conceito ao trazê-lo para o nosso universo, ao tornar o conhecimento mais “palpável”.
DICA 4: ensine aos amigos ou treine no espelho
De acordo com a pirâmide do aprendizado de William Glasser, depois de 2 semanas que estudamos um determinado assunto, o cérebro humano lembra apenas 10% do que leu, o que é muito pouco, não é mesmo? Mas é capaz de lembrar 95% daquilo que ensinamos! Ou seja, para aprendermos uma matéria a melhor maneira de assimilarmos o conhecimento é ensinando para alguém. Mas caso você tenha vergonha de explicar na frente de seus amigos, não tem problema, retemos também o conhecimento quando explicamos para o espelho ou para o bichinho de estimação.
DICA 5: resolva simulados
Assim como apresentar o conteúdo aprendido, resolver questões ajuda a assimilar a matéria, e aplicá-lo em exemplos práticos. Ademais, às vezes temos a falsa impressão de dominar o assunto, e ao resolver questões percebemos que ainda estamos com dúvidas. Por isso, sugerimos a você que no final do estudo resolva algumas questões para concretizar o conhecimento. E para isso te damos uma ajuda! Entra lá no site do Jaleko, e prepare seu simulado de bioquímica.
Veja também como sobreviver às diferentes fases do curso de medicina.
Espero que as dicas te ajudem e boa prova!