Para cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno(a) de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- “Dominando o Coronavírus”: nosso novo curso e página especial com várias informações sobre o assunto
- Aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS) para obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.
Surto dos EUA começou mais tarde do que se pensava (STAT)
Comentários:
“O caso COVID-19 que iniciou o primeiro surto nos Estados Unidos pode ter entrado no país várias semanas depois do que se pensava anteriormente. Isso significa que o país potencialmente tinha uma janela de oportunidade mais longa – que perdeu – para impedir a propagação.
Os cientistas inicialmente pensaram que o surto de fevereiro surgiu de uma única pessoa que retornou de Wuhan, China, em 15 de janeiro. Novos estudos genéticos, que ainda não foram revisados por pares, mostram que o caso foi isolado e foi contido com sucesso.
A causa do surto maior provavelmente foi alguém de qualquer país asiático afetado ou do Canadá em meados de fevereiro.”
Um retrato de um inimigo invisível (The Paris Review)
Comentários:
“Ilustradores científicos tornaram o vírus SARS-CoV-2 visível, capturando diversas formas, funções e fraquezas. “Nossas escolhas editoriais em cores e estilo enfatizam a complexidade estrutural do vírus e a configuração agressiva das proteínas, mas também sugerem sua natureza frágil fora do corpo”, diz o ilustrador Nick Klein.”
A batalha épica contra a desinformação (Nature)
Comentários:
“Assim como as epidemias, as informações falsas e as teorias da conspiração têm seus momentos de “superespalhador” . O COVID-19 é “a tempestade perfeita para a difusão de boatos e notícias falsas”, diz o cientista de dados Walter Quattrociocchi. As pessoas passam mais tempo em casa e procuram online respostas para uma situação incerta e que muda rapidamente.”
Combinação com hidroxicloroquina apresenta risco para pacientes (Agência Brasil)
Comentários:
“O tratamento com a hidroxicloroquina e a azitromicina estão fortemente associados com o risco elevado de morte”, afirmou o Dr. Howard Burris, presidente da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco, na sigla em inglês), em conversa com jornalistas sobre os resultados.”
VALE CONFERIR
Um grupo de cientistas brasileiros lançam o Observatório COVID-19 BR para projetar o avanço do coronavírus, com base nos dados disponíveis até agora. Há também modelos matemáticos que mostram e simulam a propagação do vírus, em diferentes cenários, com base na circulação das pessoas e outros parâmetros.
OUTRA DICA
O Ministério da Saúde apresenta uma nova plataforma informativa com dados sobre o surto de coronavírus no Brasil. O painel permite consultar o número de óbitos e casos confirmados, quantidade de pacientes infectados por região e estados do país, bem como comparar semanas epidemiológicas.
Caso queira se aprender mais sobre o Coronavírus recomendamos que assista o nosso vídeo, em que o professor Lucas Campos explica como reduzir a exposição e aumentar a precaução em relação à COVID-19.