Para cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno(a) de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- “Dominando o Coronavírus”: nosso novo curso e página especial com várias informações sobre o assunto
- Aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS) para obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.
Covid-19: segunda onda na China sugere mutações no vírus (Super Interessante)
Comentários:
“Conforme alerta da OMS, algumas regiões estão sofrendo o que seria uma ‘segunda onda’ da COVID-19. No nordeste chinês, estão sendo registrados novos casos de transmissão comunitária do SARS-CoV-2, que se apresentam distintos da “primeira onda” da pandemia e sugerem mutação no novo coronavírus.”
Brasil é o país com mais mortes de enfermeiros por Covid-19 no mundo, dizem entidades (G1)
Comentários:
“O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) afirmam que o Brasil é o país com mais mortes de enfermeiros e profissionais de saúde devido à pandemia por Covid-19, superando EUA e Reino Unido.”
Brasil registra maior nº diário de casos e mortes por covid-19 no mundo (UOL)
Comentários:
“Nesta quarta-feira (27/05/20) e pelo terceiro dia seguido, o Brasil passou a liderar os registros de números de óbitos pela COVID-19, durante 24h. No último dia, foram mais 20.599 novos casos e 1.086 mortes pelo novo coronavírus. Sendo assim, o país passa a ser considerado o novo epicentro da pandemia.”
Como os países estão usando a genômica para ajudar a evitar uma segunda onda de coronavírus (Nature)
Comentários:
“Pesquisadores da Nova Zelândia, Reino Unido e outros países estão usando dados dos sequenciamentos do genoma do SARS-CoV-2 para rastrear novas infecções, à medida que os bloqueios diminuem. Conforme o novo coronavírus se espalhava pelo mundo, diferentes linhagens começaram a se desenvolver de acordo com as distintas regiões e foram gradualmente evoluindo. Ao comparar essas sequências, os cientistas conseguem descartar rapidamente possíveis linhas de transmissão ou vincular casos correspondentes.”
Diretrizes éticas para aplicativos de rastreamento COVID-19 (Nature)
Comentários:
“Estão sendo usadas tecnologias para alertar rapidamente as pessoas quando elas estão em contato com alguém portador do SARS-CoV-2. Essas ferramentas fazem parte de uma estratégia para tentar controlar a pandemia. Atualmente, pelo menos 47 aplicativos de rastreamento de contatos estão disponíveis globalmente, na Austrália, Coréia do Sul, Cingapura, entre outros.”
VALE CONFERIR
Um grupo de cientistas brasileiros lançam o Observatório COVID-19 BR para projetar o avanço do coronavírus, com base nos dados disponíveis até agora. Há também modelos matemáticos que mostram e simulam a propagação do vírus, em diferentes cenários, com base na circulação das pessoas e outros parâmetros.
OUTRA DICA
O Ministério da Saúde apresenta uma nova plataforma informativa com dados sobre o surto de coronavírus no Brasil. O painel permite consultar o número de óbitos e casos confirmados, quantidade de pacientes infectados por região e estados do país, bem como comparar semanas epidemiológicas.
Caso queira se aprender mais sobre o Coronavírus recomendamos que assista o nosso vídeo, em que o professor Lucas Campos explica como reduzir a exposição e aumentar a precaução em relação à COVID-19.