Como forma de cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno(a) de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- “Dominando o Coronavírus”: nosso novo curso e página especial com várias informações sobre o assunto
- Aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS) para obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.
VALE CONFERIR
Um grupo de cientistas brasileiros lançam o Observatório COVID-19 BR para projetar o avanço do coronavírus, com base nos dados disponíveis até agora. Há também modelos matemáticos que mostram e simulam a propagação do vírus, em diferentes cenários, com base na circulação das pessoas e outros parâmetros.
OUTRA DICA
O Ministério da Saúde apresenta uma nova plataforma informativa com dados sobre o surto de coronavírus no Brasil. O painel permite consultar o número de óbitos e casos confirmados, quantidade de pacientes infectados por região e estados do país, bem como comparar semanas epidemiológicas.
Sensibilidade da TC de tórax para Covid-19 em comparação com RT-PCR (Medscape)
Comentários:
“Estudo brasileiro comparou as taxas de detecção da infecção por SARS-CoV-2 entre os exames de TC de tórax e RT-PCR de 51 pacientes com história de viagem recente para Whuan ou que moravam na cidade chinesa, ou em áreas endêmicas, ou que tiveram contato com indivíduos com febre, ou sintomas respiratórios dessas áreas no período de 14 dias, ou que apresentaram febre, ou sintomas respiratórios agudos de causa desconhecida. Neste estudo, a sensibilidade da TC de tórax foi maior que a da RT-PCR (98% versus 71%; P < 0,001).
As razões para a baixa eficiência da detecção de ácido nucleico viral podem incluir: (1) desenvolvimento pouco satisfatório da tecnologia de detecção de ácido nucleico; (2) variação na taxa de detecção de diferentes fabricantes; (3) baixa carga viral do paciente; ou (4) amostragem clínica inadequada.”
Acompanhe as últimas informações sobre o coronavírus no Brasil (Agência Brasil)
Comentários:
“O ministro da Saúde, Nelson Teich participou de entrevista coletiva no Palácio do Planalto para divulgar atualização do enfrentamento à pandemia de coronavírus no Brasil. O país registra mais de 66 mil pessoas infectadas por covid-19.”
Médicos repensam o uso de ventilação mecânica (Reuters)
Comentários:
“Os ventiladores mecânicos são cruciais para salvar a vida de algumas pessoas com COVID-19; entretanto, os médicos estão cada vez mais hesitando em usá-los com muita frequência.
Dados iniciais indicam que as taxas de sobrevivência de pessoas gravemente doentes com COVID-19 que são ventiladas mecanicamente parecem ser mais baixas do que o esperado.
O tratamento é invasivo, envolvendo um tubo nas vias aéreas e sedação, e requer um operador altamente treinado. ‘Não se trata apenas de ficar sem ventiladores, está ficando sem experiência’, diz o médico de pneumologia e cuidados intensivos David Hill.”
O que acontece depois que você sobrevive? (Science)
Comentários:
“Para as pessoas que se recuperam de um ataque grave de COVID-19, tanto a doença quanto o tratamento podem ter efeitos persistentes. Os médicos estão aprendendo lições de outras doenças sobre os problemas físicos, cognitivos e de saúde mental que podem estar guardados.”
Novos dados sobre o remdesivir de Gilead, divulgados por acidente, não mostram benefícios para pacientes com coronavírus (STAT)
Comentários:
“A divulgação prematura de resultados de um aguardado ensaio clínico realizado na China diminui a esperança de que o medicamento antiviral remdesivir acelere a recuperação de pessoas com COVID-19. De acordo com um resumo que foi temporariamente visível no site da Organização Mundial da Saúde, o remdesivir ‘não foi associado a uma diferença no tempo para a melhora clínica’ em comparação com um controle padrão de atendimento.
O fabricante do medicamento, Gilead Sciences, diz que o post era um rascunho, incluía ‘caracterização inadequada do estudo’ e não refletia ‘tendências nos dados [que] sugerem um benefício potencial para o remdesivir, principalmente entre os pacientes tratados precocemente na doença’. Gilead diz que o manuscrito do estudo está agora em revisão.”
Caso queira se aprender mais sobre o Coronavírus recomendamos que assista o nosso vídeo, em que o professor Lucas Campos explica como reduzir a exposição e aumentar a precaução em relação à COVID-19.