Como forma de cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno(a) de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- “Dominando o Coronavírus”: nosso novo curso e página especial com várias informações sobre o assunto
- Aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS) para obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.
O que está por trás da aparente resistência da África à pandemia (BBC News)
Comentários:
“Desde que o primeiro caso na África foi noticiado, em fevereiro, a mídia mundial, os especialistas, os governos e até OMS previram uma “catástrofe” no continente. No entanto, seus números de casos e de morte relativamente baixos surpreende, ainda mais diante do fato de a África ser o segundo continente mais populoso.
Entre as possíveis explicações, podemos citar: diversidade de abordagens, reações rápidas dos países africanos (em especial, à implantação de confinamento social), experiência com epidemias, menor globalização (e subsequente baixa circulação entre pessoas com o resto do mundo) e fator demográfico (com população mais jovem do mundo).”
O mistério do coágulo sanguíneo do coronavírus se intensifica (Nature)
Comentários:
“Erupções roxas, pernas inchadas, cateteres entupidos e morte súbita – todos são sinais de coágulos sanguíneos, grandes e pequenos, que são uma complicação frequente do COVID-19, e os pesquisadores estão apenas começando a entender o porquê. Não é apenas a presença de coágulos sanguíneos que os cientistas intrigam: é como eles aparecem. ‘Há muitas coisas nas apresentações que são um pouco incomuns’, diz o biólogo vascular James O’Donnell.”
Onde o distanciamento não é uma opção (Nature)
Comentários:
“Os pesquisadores estão se esforçando para entender como o COVID-19 está se espalhando sob o radar em situações de vida em grupo, como lares de idosos, prisões e abrigos para sem-teto. As respostas são essenciais para proteger as pessoas que não têm o luxo de se separar dos outros – e, eventualmente, acabar com o surto.”
Mortes por covid-19 no Reino Unido chegam a 38 mil, pior da Europa (Agência Brasil)
Comentários:
“O número de mortes por covid-19 no Reino Unido chegou a 38 mil no início de maio, o pior já relatado na Europa, e que provoca dúvidas a respeito da maneira como o primeiro-ministro, Boris Johnson, está administrando a crise do coronavírus.”
VALE CONFERIR
Um grupo de cientistas brasileiros lançam o Observatório COVID-19 BR para projetar o avanço do coronavírus, com base nos dados disponíveis até agora. Há também modelos matemáticos que mostram e simulam a propagação do vírus, em diferentes cenários, com base na circulação das pessoas e outros parâmetros.
OUTRA DICA
O Ministério da Saúde apresenta uma nova plataforma informativa com dados sobre o surto de coronavírus no Brasil. O painel permite consultar o número de óbitos e casos confirmados, quantidade de pacientes infectados por região e estados do país, bem como comparar semanas epidemiológicas.
Caso queira se aprender mais sobre o Coronavírus recomendamos que assista o nosso vídeo, em que o professor Lucas Campos explica como reduzir a exposição e aumentar a precaução em relação à COVID-19.