Como forma de cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno(a) de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- “Dominando o Coronavírus”: nosso novo curso e página especial com várias informações sobre o assunto
- Aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS) para obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.
COVID-19 no Brasil : “E daí ?” (The Lancet)
Comentários:
“Em editorial, a renomada revista científica The Lancet revela preocupação com ritmo do avanço do coronavírus no Brasil e destaca que ‘talvez a maior ameaça à resposta à Covid-19 para o Brasil seja o seu presidente, Jair Bolsonaro’. Relembrando a resposta do presidente ao ser questionado sobre o aumento de óbitos no país ter ultrapassado o da China, reitera: ‘O Brasil como país deve unir-se para dar uma resposta clara ao ‘E daí?’ do presidente. Bolsonaro precisa mudar drasticamente o seu rumo ou terá de ser o próximo a sair’”
Coronavírus detectado no sêmen; ainda não se sabe se o vírus pode ser transmitido sexualmente (Los Angeles Times)
Comentários:
“Em pequeno estudo realizado na China, o SARS-CoV-2 foi detectado no sêmen de 6 de 38 pacientes hospitalizados com a COVID-19 confirmada. Os pesquisadores destacam que não acompanharam os homens e não se pode afirmar o tempo de permanência do vírus no fluido e nem se o mesmo pode ser transmitido por via sexual.”
Média de idade dos primeiros afetados pela COVID-19 no Brasil é menor que em outros países (Agência FAPESP)
Comentários:
“Resultados preliminares de estudo internacional, liderado por brasileiros, indicam que a média de idade dos primeiros pacientes diagnosticados com a COVID-19 é menor que em outros países. Os dados foram obtidos durante o primeiro da epidemia no país, sendo 48% dos indivíduos acometidos da faixa etária entre 20 e 39 anos.”
Pela primeira vez, RJ ultrapassa SP e registra o maior número de mortes por Covid-19 em 24 horas (G1)
Comentários:
“Desde o primeiro caso confirmado no Brasil de COVID-19, em 25/02/2020, São Paulo têm sido o epicentro da pandemia no Brasil. Cerca de 2 meses e meio depois, pela primeira vez, o estado do Rio de Janeiro ultrapassou SP e registrou o maior número de mortes, no Brasil, em 24 horas. Foram 189 novas mortes confirmadas no estado em um único dia, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Enquanto em São Paulo foram registradas 161 mortes no mesmo período.”
Crianças e a disseminação do COVID-19 (Nature)
Comentários:
“As crianças representam uma pequena fração dos casos confirmados de COVID-19, mas os pesquisadores estão divididos em quão suscetíveis são à infecção e quanto contribuem para a disseminação da doença. Alguns cientistas apontam para um crescente corpo de evidências sugerindo que as crianças têm menor risco de infecção e não são responsáveis pela maior parte da transmissão – portanto, podemos reabrir as escolas.
Outros argumentam que a incidência de infecção em crianças é menor que em adultos, em parte porque eles não foram expostos ao vírus tanto – especialmente com muitas escolas fechadas. As crianças também não estão sendo testadas com tanta frequência porque apresentam sintomas leves ou inexistentes. Se esse for o caso, veremos infecções aumentarem em locais onde as crianças retornam às aulas.
A solução do debate exigirá grandes estudos populacionais de alta qualidade – alguns dos quais já estão em andamento – que incluem testes de anticorpos para infecções anteriores. Os cientistas também estão buscando respostas sobre porque as crianças parecem sofrer menos com a infecção e como isso pode ajudar o resto de nós.”
VALE CONFERIR
Um grupo de cientistas brasileiros lançam o Observatório COVID-19 BR para projetar o avanço do coronavírus, com base nos dados disponíveis até agora. Há também modelos matemáticos que mostram e simulam a propagação do vírus, em diferentes cenários, com base na circulação das pessoas e outros parâmetros.
OUTRA DICA
O Ministério da Saúde apresenta uma nova plataforma informativa com dados sobre o surto de coronavírus no Brasil. O painel permite consultar o número de óbitos e casos confirmados, quantidade de pacientes infectados por região e estados do país, bem como comparar semanas epidemiológicas.
Caso queira se aprender mais sobre o Coronavírus recomendamos que assista o nosso vídeo, em que o professor Lucas Campos explica como reduzir a exposição e aumentar a precaução em relação à COVID-19.
Parabéns pelo blog!
Super informativo!
Neste tempo de pandemia, estamos todos à busca de noticias verdadeiras. Tem muito site propagando notícias fake ou falsas esperanças.
Parabéns pelo blog!
Super informativo!
Neste tempo de pandemia, estamos todos à busca de noticias verdadeiras. Tem muito site propagando notícias fake ou falsas esperanças.
Tentar filtrar tudo isso tem sido muito difícil, pois é uma enxurrada de blogs, posts, notícias via whatsapp, TV etc.
Eu fico muito apreensiva pois muitas vezes, são comentários pessimistas e pouco otimistas. Sei que temos de ficar firmes e esperar com bons olhos.
Vamos conseguir superar tudo!