Como forma de cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno(a) de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- “Dominando o Coronavírus”: nosso novo curso e página especial com várias informações sobre o assunto
- Aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS) para obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.
VALE CONFERIR
Um grupo de cientistas brasileiros lançam o Observatório COVID-19 BR para projetar o avanço do coronavírus, com base nos dados disponíveis até agora. Há também modelos matemáticos que mostram e simulam a propagação do vírus, em diferentes cenários, com base na circulação das pessoas e outros parâmetros.
OUTRA DICA
O Ministério da Saúde apresenta uma nova plataforma informativa com dados sobre o surto de coronavírus no Brasil. O painel permite consultar o número de óbitos e casos confirmados, quantidade de pacientes infectados por região e estados do país, bem como comparar semanas epidemiológicas.
Inteligência dos EUA elimina evidências de origens do coronavírus (The Wall Street Journal)
Comentários:
“O serviço de inteligência americana está estudando o surgimento do SARS-CoV. Apesar de a OMS ter confirmado a origem natural do novo coronavírus, os investigadores levantam a possibilidade de ter ocorrido um acidente laboratorial (humano) na China. Porém, ainda não há conclusões.
Um olhar precoce nos dados do medicamento para coronavírus (Gilead) sugere que os pacientes estão respondendo ao tratamento (Stat)
Comentários:
“Em ensaio clínico de Fase 3 da Gilead, 125 pacientes com COVID-19 (sendo 113 com quadro grave) tratados no Hospital de Chicago com efusões diárias do antiviral Remdesivir (em ensaio clínico) estão apresentando melhora do quadro clínico com resolução mais rápida da febre e dos sintomas respiratórios.”
Relatos de mortes por coronavírus nos EUA atingem recorde de 4.591 em 24 horas (The Wall Street Journal)
Comentários:
“Nesta quinta-feira (16/04/2020), 4.591 pessoas morreram de Covid-19 nos EUA, de acordo com uma análise de dados do Wall Street Journal da Universidade Johns Hopkins. O recorde era do dia anterior com 2.569 óbitos em 24h.“
Ao menos 300 mil pessoas podem morrer de covid-19 na África (Agência Brasil)
Comentários:
“A pandemia de covid-19 pode levar à morte de ao menos 300 mil pessoas na África e arrisca deixar 29 milhões na extrema pobreza, informou a Comissão da Organização das Nações Unidas para a África (Uneca) nesta sexta-feira (17), pedindo US$ 100 bilhões para uma rede de segurança destinada ao continente.
Atualmente, os 54 países da África registram menos de 20 mil casos do novo coronavírus. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que o continente africano pode chegar a 10 milhões de casos entre os próximos três a seis meses.
A Comissão da Organização das Nações Unidas para a África (Uneca) projetou quatro cenários baseados no nível de medidas preventivas implementadas pelos governos de cada país africano.
Em caso de intervenção nula, o estudo calcula que mais de 1,2 bilhão de pessoas seriam afetadas, com 3,3 milhões de morte neste ano. E, no melhor cenário, no qual os governos intensificam as medidas de distanciamento social, a África seria atingida por 122,8 milhões de casos da infecção, 2,3 milhões de internações e 300 mil mortes.
Combater a doença será complicado, uma vez que 36% dos africanos não têm acesso a saneamento básico e 56% da população urbana está concentrada em favelas superlotadas. Ademais, muitas pessoas também são vulneráveis devido à AIDS, tuberculose e desnutrição.“
China reforça controle da pesquisa COVID-19 (Nature)
Comentários:
“Cientistas na China dizem que os documentos do COVID-19 estão sendo examinados pelas universidades e que estudos sobre a origem do vírus precisam de aprovação do governo antes de serem publicados. Alguns cientistas dão boas-vindas a este processo, dizendo que poderia impedir que estudos de baixa qualidade recebessem atenção.
Outros, porém, temem que a China esteja tentando controlar informações sobre a fonte da pandemia e que o processo de verificação possa atrasar o lançamento de informações valiosas para ajudar a controlar o vírus.
Documentos obtidos pela Nature sugerem que o Ministério da Educação disse às universidades no mês passado que precisavam de aprovação do governo antes de anunciar os resultados relacionados ao COVID-19.”
Caso queira se aprender mais sobre o Coronavírus recomendamos que assista o nosso vídeo, em que a professora Kelly Monteso faz um resumo sobre a presença da COVID-19 no contexto pediátrico.