Como forma de cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno(a) de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- “Dominando o Coronavírus”: nosso novo curso e página especial com várias informações sobre o assunto
- Aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS) para obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.
Evidência de uma resposta imune significativa a SARS-CoV-2 dominante na IgA secretora no leite humano após a recuperação do COVID-19 (medRxiv – pré print)
Comentários:
“Em versão pré-print de um estudo realizado por pesquisadores da Escola de Medicina Icahn do Monte Sinai (Nova York) e da Universidade da Califórnia (Merced), foi verificado que o leite materno de mulheres que tiveram a COVID-19 apresenta forte resposta imunológica contra o SARS-CoV-2. Em 80% (12) das amostras doadas (15 amostras de mulheres previamente infectadas), houve reatividade para a presença de IgA específica contra o domínio do receptor da proteína Spike, do novo coronavírus.”
Um surto de doença grave do tipo Kawasaki no epicentro italiano da epidemia de SARS-CoV-2: um estudo de coorte observacional (The Lancet)
Comentários:
“Em estudo observacional de coorte desenvolvido na Itália, um grupo de pesquisadores avaliou manifestações semelhantes à Doença de Kawasaki em crianças, nos últimos 5 anos: 1 grupo antes da COVID-19 (19 pacientes) e outro grupo após a pandemia (10 pacientes).
Amostras obtidas do trato respiratório superior dessas crianças, foram submetidas a testes (PCR e sorológicos) contra o SARS-CoV-2 para diagnóstico. Desta forma, houve um aumento de 30% da doença diagnosticada após epidemia de SARS-CoV-2. A qual foi associada a alta incidência deforma grave da doença de Kawasaki. Espera-se um surto semelhante da doença do tipo Kawasaki nos países envolvidos na epidemia de SARS-CoV-2.”
Como suprimir novos surtos de COVID-19 (Nature)
Comentários:
“A única maneira plausível de obter a imunidade do rebanho é através da vacinação em massa, argumenta um editorial da Nature Biomedical Engineering. A alternativa – deixar o vírus se espalhar naturalmente a uma taxa de mortalidade entre cerca de 0,5% e 1% – implica que milhões morreriam antes que a transmissão diminuísse. A revista descreve por que testes generalizados, rastreamento de contatos auxiliado por tecnologia, isolamento de casos e quarentena de contatos continuarão sendo essenciais para suprimir de forma sustentável novos surtos.”
Imunidade de rebanho não está acontecendo (Reuters)
Comentários:
“Apesar de mais de 27.000 mortes confirmadas pelo COVID-19 na França, apenas 4,4% das pessoas foram realmente infectadas. A porcentagem está muito abaixo do nível exigido – algo mais que 50% – para alcançar a imunidade do rebanho. A imunidade do rebanho diminuiria – mas não para – o surto.
Os resultados anunciados pelo ministro da saúde da Espanha mostram uma situação semelhante: mais de 27.000 mortes e apenas 5% da população testada tinham anticorpos para o vírus. ‘A imunidade da população parece insuficiente para evitar uma segunda onda”’se as medidas de bloqueio forem removidas, dizem os autores do estudo francês.”
E estudo indica que maioria de infectados cria anticorpos (Agência Brasil)
Comentários:
“Estudo recente de um hospital de Nova York analisou 624 pessoas com covid-19 e concluiu que 99% desenvolveram anticorpos contra o novo coronavírus. É preciso verificar ainda se esses anticorpos conferem a imunidade suficiente para que alguém infectado não volte a ter a doença.”
VALE CONFERIR
Um grupo de cientistas brasileiros lançam o Observatório COVID-19 BR para projetar o avanço do coronavírus, com base nos dados disponíveis até agora. Há também modelos matemáticos que mostram e simulam a propagação do vírus, em diferentes cenários, com base na circulação das pessoas e outros parâmetros.
OUTRA DICA
O Ministério da Saúde apresenta uma nova plataforma informativa com dados sobre o surto de coronavírus no Brasil. O painel permite consultar o número de óbitos e casos confirmados, quantidade de pacientes infectados por região e estados do país, bem como comparar semanas epidemiológicas.
Caso queira se aprender mais sobre o Coronavírus recomendamos que assista o nosso vídeo, em que o professor Lucas Campos explica como reduzir a exposição e aumentar a precaução em relação à COVID-19.