Como forma de cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno(a) de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- “Dominando o Coronavírus”: nosso novo curso e página especial com várias informações sobre o assunto
- Aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS) para obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.
VALE CONFERIR
Um grupo de cientistas brasileiros lançam o Observatório COVID-19 BR para projetar o avanço do coronavírus, com base nos dados disponíveis até agora. Há também modelos matemáticos que mostram e simulam a propagação do vírus, em diferentes cenários, com base na circulação das pessoas e outros parâmetros.
OUTRA DICA
O Ministério da Saúde apresenta uma nova plataforma informativa com dados sobre o surto de coronavírus no Brasil. O painel permite consultar o número de óbitos e casos confirmados, quantidade de pacientes infectados por região e estados do país, bem como comparar semanas epidemiológicas.
Testes de anticorpos sugerem que as infecções por coronavírus excedem amplamente as contagens oficiais (Nature)
Comentários:
“O estudo de avaliação de anticorpos gerais presentes em 3.300 amostras de sangue realizado na Califórnia, estima um aumento de mais de 50 vezes nas infecções por coronavírus em comparação com os casos oficiais. Essa análise aponta que no início de abril, uma em cada 66 pessoas havia sido infectada com SARS-CoV-2.
Com base nessa descoberta, os pesquisadores estimam que entre 48.000 e 82.000 dos cerca de 2 milhões de habitantes do município estavam infectados com o vírus na época – números que contrastam fortemente com a contagem oficial de casos de cerca de 1.000 pessoas relatadas no início de abril, segundo a análise publicada hoje no medRxiv. O trabalho ainda não foi revisado por pares. Ademais, os pesquisadores apontam preocupações sobre a confiabilidade dos kits de anticorpos que estão sendo utilizados.”
Testes de COVID-19 por saliva é melhor e mais seguro do que a coleta nasal, diz estudo de Yale (O Globo)
Comentários:
“As amostras simples de saliva mostraram ser uma base mais confiável e preferível para detectar o novo coronavírus, em comparação às amostras naso- e orofaríngeas, coletadas atualmente. O método também apresenta a vantagem de menor risco de exposição do profissional. O estudo foi feito por cientistas da Universidade Yale, nos EUA, e publicado no portal de estudos preliminares MedrXiv.”
Análise aerodinâmica do SARS-CoV-2 em dois hospitais de Wuhan (Nature)
Comentários:
“Estudo buscou esclarecer a transmissão do novo coronavírus por aerossóis. Para investigar a natureza aerodinâmica do SARS-CoV-2, o RNA viral foi medido em aerossóis em diferentes áreas de dois hospitais de Wuhan durante o surto de COVID-19 em fevereiro e março de 2020.
Os pesquisadores detectaram baixa concentração de RNA do SARS-CoV-2 em aerossóis presentes isoladamente nas enfermarias e nas salas de pacientes ventilados, enquanto era mais alto nas áreas dos banheiros dos pacientes. Os níveis de RNA do SARS-CoV-2 no ar na maioria das áreas públicas eram indetectáveis, exceto em duas áreas propensas a aglomeração, possivelmente devido a portadores infectados na multidão.
Em algumas áreas da equipe médica, inicialmente tinham altas concentrações de RNA viral com distribuições de tamanho de aerossol mostrando picos nas regiões submicrométricas e / ou supermicrométricas, mas esses níveis foram reduzidos para níveis indetectáveis após a implementação de procedimentos rígidos de higiene.
Embora não se tenha estabelecido a infectividade do vírus detectado nessas áreas hospitalares, destaca-se que o SARS-CoV-2 possa ter o potencial de ser transmitido por aerossóis.
Os resultados indicam que a ventilação da sala, o espaço aberto, a limpeza de roupas de proteção, o uso e desinfecção adequados das áreas dos banheiros podem efetivamente limitar a concentração de RNA do SARS-CoV-2 nos aerossóis. Trabalhos futuros devem explorar a infectividade do vírus em aerossol.
Wuhan, epicentro da covid-19 na China, não registra novos casos (Agência Brasil)
Comentários:
“A cidade chinesa a que se atribui o início da pandemia de covid-19, não registrou nenhum novo caso de infeção, informaram as autoridades sanitárias ontem (26/04/20). Em todo país continental, foram notificados apenas três novos casos, sendo dois importados de outros países, revelou a Comissão Nacional de Saúde na China, referindo-se às últimas 24 horas. Diante dos receios à possibilidade de uma segunda onda de infeções, novas medidas de isolamento estão sendo flexibilizadas para conciliar com a reabertura da economia.”
Fiocruz disponibiliza nova versão do Plano de Contingência (FIOCRUZ)
Comentários:
“A versão 1.4 do Plano de Contingência da Fiocruz diante da pandemia pelo Sars-CoV-2 está disponível no Portal Fiocruz. O documento inclui orientações sobre o uso de máscaras e testagem dos trabalhadores, bem como informações sobre o sistema de monitoramento para casos suspeitos e confirmados de Covid-19 na instituição.”
Caso queira se aprender mais sobre o Coronavírus recomendamos que assista o nosso vídeo, em que o professor Lucas Campos explica como reduzir a exposição e aumentar a precaução em relação à COVID-19.