Como forma de cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno(a) de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- “Dominando o Coronavírus”: nosso novo curso e página especial com várias informações sobre o assunto
- Aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS) para obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.
VALE CONFERIR
Um grupo de cientistas brasileiros lançam o Observatório COVID-19 BR para projetar o avanço do coronavírus, com base nos dados disponíveis até agora. Há também modelos matemáticos que mostram e simulam a propagação do vírus, em diferentes cenários, com base na circulação das pessoas e outros parâmetros.
OUTRA DICA
O Ministério da Saúde apresenta uma nova plataforma informativa com dados sobre o surto de coronavírus no Brasil. O painel permite consultar o número de óbitos e casos confirmados, quantidade de pacientes infectados por região e estados do país, bem como comparar semanas epidemiológicas.
Antiviral remdesivir detém avanço da COVID-19 em macacos (IstoÉ)
Comentários:
“Um estudo publicado pelo Instituto Americano de doenças infecciosas, revelou que o antiviral experimental Remdesivir deteve o progresso da COVID-19 em macacos. O vírus SARS-CoV-2 foi inoculado no grupo de 12 animais, sendo formado um grupo de 6 primatas tratados posteriormente com a droga e outro grupo de 6 sem tratamento.
A administração do Remdesivir ocorreu via intravenosa após 12h da incubação, e diariamente por mais 6 dias. O resultado demonstrou que no grupo dos animais tratados apenas 1 apresentou leves dificuldades respiratórias, enquanto todos os 6 macacos sem tratamento evoluíram com problemas para respirar.”
Tecnologia e informação no combate contra a pandemia (OMS)
Comentários:
“A COVID-19 é a primeira pandemia da história da humanidade, onde a tecnologia e as mídias sociais estão sendo usadas em grande escala para manter as pessoas seguras, produtivas e conectadas enquanto estão fisicamente separadas.
Diante da pandemia, a Organização Mundial da Saúde, a União Internacional de Telecomunicações (UIT), com o apoio da UNICEF, vem trabalhando com empresas de telecomunicações para enviar mensagens de texto diretamente às pessoas em seus telefones celulares com mensagens de saúde para ajudar a protegê-las do COVID-19. Essas mensagens de texto atingirão bilhões de pessoas que não conseguem se conectar à Internet para obter informações.”
OMS e Unicef alertam que é preciso manter vacinação durante pandemia (Agência Brasil)
Comentários:
“Em comunicado, publicado hoje (20/04/20), as duas organizações reiteraram que é vital a manutenção dos serviços de imunização de rotina durante a pandemia, recordando que a situação atual “é um sinal de que as doenças infecciosas não conhecem fronteiras”.
O número de mortos na China aumenta dramaticamente (Nature)
Comentários:
“O número de mortos na China pelo coronavírus aumentou bastante, depois que a cidade de Wuhan, onde o vírus surgiu no ano passado, acrescentou 1.300 fatalidades à sua contagem oficial. A revisão aumenta em 50% o número de mortos na cidade, para 3.869, e eleva o número total de mortos na China para mais de 4.600.
As mortes por coronavírus são difíceis de contar na ausência de testes generalizados. Autoridades chinesas disseram que os motivos da revisão incluem a adição de mortes de pessoas em casa e em instituições médicas que não estavam relatando dados à sua rede epidêmica.”
O relatório dos especialistas da Johns Hopkins visa ajudar os governadores a percorrer o caminho da reabertura
Comentários:
“As orientações do Center for Health Security descrevem um caminho potencial, desde medidas estritas de distanciamento físico até a reabertura em fases de organizações e ambientes centrais das comunidades dos EUA.”
Caso queira se aprender mais sobre o Coronavírus recomendamos que assista o nosso vídeo, em que a professora Kelly Monteso faz um resumo sobre a presença da COVID-19 no contexto pediátrico.