Para cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno(a) de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- “Dominando o Coronavírus”: nosso novo curso e página especial com várias informações sobre o assunto
- Aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS) para obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.
Maioria da população não tem anticorpos contra COVID-19 (Agência Brasil)
Comentários:
“Tedros Adhanom, diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), afirmou hoje (18/05/20) que estudos recentes mostram que, mesmo nas regiões mais afetadas pelo novo coronavírus, a proporção da população com anticorpos não supera os 20%. ‘Em outras palavras, a maioria da população do mundo segue em uma situação de suscetibilidade em relação ao vírus. O risco segue elevado e ainda nos resta um longo caminho a percorrer'”.
Fiocruz divulga resultados de estudo sobre a presença do novo coronavírus em esgotos (FIOCRUZ)
Comentários:
“Os resultados iniciais do estudo para verificar a presença de material genético do novo coronavírus (SARS-CoV-2) em amostras do sistema de esgotos do Estado do Rio de Janeiro, evidenciam a eficácia da metodologia na ampliação da vigilância de propagação do novo coronavírus. O objetivo é acompanhar o comportamento da disseminação do vírus ao longo da pandemia de COVID-19.”
Qual critério de cura da COVID-19? (Agência Brasil)
Comentários:
“A OMS considera, no caso dos doentes confirmados por critério laboratorial, que estão recuperados aqueles que tiveram dois resultados negativos para SARS-CoV-2 com pelo menos um dia de intervalo. Já nos casos leves de COVID-19, a OMS considera a ausência de sintomas após 14 dias do início da infecção.”
Psiquiatras alertam para ‘tsunami’ de problemas de saúde mental em meio à pandemia (BBC News)
Comentários:
“Os médicos estão particularmente preocupados com o fato de crianças e idosos não receberem o apoio de que precisam devido ao fechamento de escolas, ao isolamento social e ao medo de hospitais. Fatores como a solidão, o medo da COVID-19 e incertezas quanto ao futuro agravam doenças mentais pré-existentes e criam problemas para pessoas até então saudáveis. Em uma pesquisa feita no Reino Unido, foram relatados o aumento no número de atendimentos de emergência relacionados à doenças mentais e uma queda nas consultas de rotina.”
VALE CONFERIR
Um grupo de cientistas brasileiros lançam o Observatório COVID-19 BR para projetar o avanço do coronavírus, com base nos dados disponíveis até agora. Há também modelos matemáticos que mostram e simulam a propagação do vírus, em diferentes cenários, com base na circulação das pessoas e outros parâmetros.
OUTRA DICA
O Ministério da Saúde apresenta uma nova plataforma informativa com dados sobre o surto de coronavírus no Brasil. O painel permite consultar o número de óbitos e casos confirmados, quantidade de pacientes infectados por região e estados do país, bem como comparar semanas epidemiológicas.
Caso queira se aprender mais sobre o Coronavírus recomendamos que assista o nosso vídeo, em que o professor Lucas Campos explica como reduzir a exposição e aumentar a precaução em relação à COVID-19.