Como forma de cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno(a) de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- “Dominando o Coronavírus”: nosso novo curso e página especial com várias informações sobre o assunto
- Aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS) para obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.
Rio de Janeiro inicia pesquisa sobre imunidade da população ao novo coronavírus (Agência Brasil)
Comentários:
“A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro iniciou hoje (30/04/20) uma pesquisa sobre imunidade da população para o novo coronavírus. Serão testados pacientes assintomáticos da doença que forem atendidos na rede estadual de saúde da região metropolitana. De acordo com o secretário, Edmar Santos, a pesquisa é importante para nortear as políticas públicas de combate da COVID-19, bem como identificar o perfil epidemiológico da doença no estado.”
A corrida pelas vacinas contra o coronavírus: um guia gráfico (Nature)
Comentários:
“Mais de 90 vacinas estão sendo desenvolvidas contra o SARS-CoV-2 por equipes de pesquisa em empresas e universidades de todo o mundo. Os pesquisadores estão testando diferentes tecnologias, algumas das quais não foram usadas em uma vacina licenciada antes.
Todas as vacinas visam expor o corpo a um antígeno que não causa doença, mas provoca uma resposta imune que pode bloquear ou matar o vírus se uma pessoa for infectada. Existem pelo menos oito tipos sendo testados contra o coronavírus, e eles dependem de diferentes vírus ou partes virais.”
Por que alguns pacientes com coronavírus não sentem seus níveis alarmantes de oxigênio? (Science)
Comentários:
“A ausência de desconforto respiratória relatada pelos pacientes infectados pelo novo coronavírus que apresentam hipóxia tem levantado novos questionamentos aos médicos. Entre as hipóteses, a coagulação, observada na patogênese do COVID-19, parece causar uma reação inflamatória nos vasos sanguíneos pulmonares e desencadear uma cascata de eventos, que impedem a oxigenação adequada.”
Quais os novos sinais de covid-19 que as autoridades americanas acrescentaram à lista? (BBC News)
Comentários:
“Os principais sintomas atribuídos à doença são febre, tosse seca persistente e cansaço. Entretanto, ao longo dos meses e com a rápida propagação do vírus, que já atingiu mais de três milhões de pessoas, diversos outros sinais e sintomas foram associados. Entre eles, podemos citar: tremores e calafrios, cefaleia, mialgia, odinofagia, anosmia e ageusia.
InfoGripe destaca aceleração de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (FIOCRUZ)
Comentários:
“O novo relatório semanal do sistema InfoGripe, relativo à semana epidemiológica 17 (19 a 25 de abril), destaca uma tendência de aceleração no crescimento das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Todas as regiões do país seguem na zona de risco e com atividade semanal muito alta para SRAG, com predominância de 77,5% do novo coronavírus entre os casos que já tiveram um resultado laboratorial positivo.”
VALE CONFERIR
Um grupo de cientistas brasileiros lançam o Observatório COVID-19 BR para projetar o avanço do coronavírus, com base nos dados disponíveis até agora. Há também modelos matemáticos que mostram e simulam a propagação do vírus, em diferentes cenários, com base na circulação das pessoas e outros parâmetros.
OUTRA DICA
O Ministério da Saúde apresenta uma nova plataforma informativa com dados sobre o surto de coronavírus no Brasil. O painel permite consultar o número de óbitos e casos confirmados, quantidade de pacientes infectados por região e estados do país, bem como comparar semanas epidemiológicas.
Caso queira se aprender mais sobre o Coronavírus recomendamos que assista o nosso vídeo, em que o professor Lucas Campos explica como reduzir a exposição e aumentar a precaução em relação à COVID-19.