Como forma de cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno(a) de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- “Dominando o Coronavírus”: nosso novo curso e página especial com várias informações sobre o assunto
- Aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS) para obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.
A heparina inibe a invasão celular por SARS-CoV-2: dependência estrutural da interação do domínio de ligação do receptor S1 da proteína de superfície (SPIKE) com a heparina (plataforma bioRxiv / pré-print)
Comentários:
“Pesquisadores da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e colaboradores europeus, conduziram um estudo in vitro (publicada versão pré-print) que revelou um possível novo mecanismo de ação do fármaco heparina no tratamento da Covid-19. Ensaios realizados em linhagens celulares, o tratamento com Heparina reduziu em 70% a invasão celular pelo SARS-CoV-2. Desta forma, os resultados sugerem que além de combater distúrbios de coagulação, o medicamento também pode ser capaz de dificultar a entrada do novo coronavírus nas células.”
Pesquisadores de Harvard e do MIT estão desenvolvendo uma máscara facial que acende quando detecta o coronavírus (Business Insider)
Comentários:
“Os pesquisadores estão desenvolvendo uma máscara de proteção baseada na mesma tecnologia de 2014 (para detecção do vírus ebola) que será capaz de identificar se a pessoa está infectada com o novo coronavírus. Caso o indivíduo esteja infectado, ao emitir gotículas respiratórias (tossir, espirrar ou respirar), os sensores contidos na máscara detectarão a sequência genética do SARS-CoV-2 e uma luz fluorescente se acenderá. O projeto ainda está em fase inicial de resultados, mas é considerado promissor.”
Movimento anti-vacina pode prejudicar os esforços para acabar com a pandemia de coronavírus, alertam pesquisadores (Nature)
Comentários:
“Na contra-mão do desejo da maioria da população para o desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus, um pequeno movimento anti-vacina tem ganhado destaque. Com a divulgação de teorias da conspiração, como a possível implantação de chips e mortes de voluntários da vacina, esse movimento tem preocupado pesquisadores. Esse tipo de mensagem poderia minar os esforços para estabelecimento de imunidade de rebanho ao SARS-CoV-2, já que apesar de poucos, a estratégia de propagação online é eficaz e abrangente.”
Anvisa faz alerta sobre túneis e câmaras de desinfecção de pessoas (Agência Brasil)
Comentários:
“De acordo com a autoridade sanitária, ‘a duração de 20 a 30 segundos para o procedimento não seria suficiente para garantir o processo de desinfecção’. Além disso, a nota técnica divulgada pela Anvisa, reforça que a adoção desse mecanismo “não inativaria o vírus dentro do corpo humano, além de poder causar danos à saúde de quem se submetesse à desinfecção com saneantes aplicados diretamente na pele e nas roupas”.
Quais são as maiores causas de morte no Brasil e no mundo e como se comparam com a COVID-19 (BBC News)
Comentários:
“Ainda que estejamos apenas na primeira metade de 2020, a doença causada pelo novo coronavírus caminha para se tornar uma das principais causas de morte. A pandemia já matou mais de 280 mil pessoas em todo o mundo. De acordo com o epidemiologista Theo Vos, pesquisador do Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, “os cenários que vemos agora aponta para a possibilidade de que a COVID-19 fique entre as principais causas de morte de 2020, mas só saberemos em alguns anos, quando tivermos os dados”
VALE CONFERIR
Um grupo de cientistas brasileiros lançam o Observatório COVID-19 BR para projetar o avanço do coronavírus, com base nos dados disponíveis até agora. Há também modelos matemáticos que mostram e simulam a propagação do vírus, em diferentes cenários, com base na circulação das pessoas e outros parâmetros.
OUTRA DICA
O Ministério da Saúde apresenta uma nova plataforma informativa com dados sobre o surto de coronavírus no Brasil. O painel permite consultar o número de óbitos e casos confirmados, quantidade de pacientes infectados por região e estados do país, bem como comparar semanas epidemiológicas.
Caso queira se aprender mais sobre o Coronavírus recomendamos que assista o nosso vídeo, em que o professor Lucas Campos explica como reduzir a exposição e aumentar a precaução em relação à COVID-19.
Situação muito difícil dessa pandemia, se Deus quiser vamos passar por isso!