Como forma de cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno(a) de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- “Dominando o Coronavírus”: nosso novo curso e página especial com várias informações sobre o assunto
- Aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS) para obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.
VALE CONFERIR
Um grupo de cientistas brasileiros lançam o Observatório COVID-19 BR para projetar o avanço do coronavírus, com base nos dados disponíveis até agora. Há também modelos matemáticos que mostram e simulam a propagação do vírus, em diferentes cenários, com base na circulação das pessoas e outros parâmetros.
OUTRA DICA
O Ministério da Saúde apresenta uma nova plataforma informativa com dados sobre o surto de coronavírus no Brasil. O painel permite consultar o número de óbitos e casos confirmados, quantidade de pacientes infectados por região e estados do país, bem como comparar semanas epidemiológicas.
Teste de vacina COVID-19 de Oxford ‘dentro de semanas’: perguntas e respostas (Medscape)
Comentários:
“Em um evento online, especialistas do Reino Unido estão atualizando o progresso em direção à vacina COVID-19 em um evento organizado pelo Science Media Center. As equipes clínicas do Jenner Institute e do Oxford Vaccine Group estão desenvolvendo uma vacina com base em um vetor da vacina para adenovírus e na proteína spike do SARS-CoV-2. Neste intuito, os pesquisadores visam vacinar 500 voluntários até meados de maio, para que possam avaliar a vacina e liberá-la em alguns meses.”
Pacientes no Rio são os primeiros do país a receber plasma sanguíneo contra Covid-19 (O Globo)
Comentários:
“Trabalho desenvolvido pela união entre o Hemorio, o Laboratório de Virologia Molecular (UFRJ) e o Instituto Estadual do Cérebro (IEC), iniciou o tratamento contra o novo coronavírus a partir da infusão de plasma de casos convalescente da doença.
Três pessoas internadas em estado grave no IEC são os primeiros pacientes no Brasil a receberem o tratamento plasmático. Se essa primeira etapa tiver êxito, o teste será ampliado para mais 80 doentes. Se aprovado, o tratamento será usado no Rio contra a Covid-19 grave.”
Coronavírus pode trazer sequelas preocupantes aos mergulhadores (Brasil Mergulho)
Comentários:
“Relato escrito pelo Dr. Frank Hartig, médico sênior de uma Clínica na Universidade de Innsbruck, na Áustria, responsável pelo tratamento de 19 pacientes que tiveram a COVID-19, entre eles 6 mergulhadores. Estes não precisaram ser hospitalizados, mas embora tenham sido considerados recuperados após 5 – 6 semanas, inicialmente eles não podem mais mergulhar mais. Foram desenvolvidos danos a princípio, irreversíveis nos pulmões, onde em alguns casos, houve consolidações maciças e infiltrações. Essas alterações pulmonares após a infecção, podem aumentar significativamente o risco de acidente durante o mergulho.”
Como o coronavírus mata? Médicos rastreiam o caos causado no corpo, desde o cérebro até as pontas dos pés (Science)
Comentários:
“Nos setores de CTI/UTI, os médicos lidam com as distintas manifestações (potencialmente avassaladoras) causadas pelo SARS-Cov-2: convulsões, insuficiência respiratória, insuficiência renal, infarto agudo do miocárdio, entre outras. Dessa forma, médicos e patologistas estão lutando para entender os danos causados pelo coronavírus enquanto este atravessa o corpo. Eles estão percebendo que, embora os pulmões sejam o ponto zero, seu alcance pode se estender a muitos órgãos, incluindo o coração e os vasos sanguíneos, rins, intestino e cérebro.”
O que levou Amazonas a explosão de casos de COVID-19? (BBC News)
Comentários:
“O Amazonas tem o pior taxa de incidência e maior taxa de mortalidade, em comparação aos outros estados brasileiros. De acordo com os profissionais de saúde que atuam na região, os motivos que contribuem para o agravamento da situação e para o Estado apresentar quando mais crítico do país, são: clima chuvoso, aumento de circulação de vírus e internações por síndromes respiratórias; não adesão ao isolamento social; e, poucos testes diagnósticos para rastreamento do panorama real da pandemia.”
Caso queira se aprender mais sobre o Coronavírus recomendamos que assista o nosso vídeo, em que a professora Kelly Monteso faz um resumo sobre a presença da COVID-19 no contexto pediátrico.