Como forma de cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno(a) de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- Coronavírus | principais notícias de terça-feira (14/04/2020)
- Coronavírus | principais notícias de segunda-feira (13/04/2020)
- Coronavírus | principais notícias de quinta-feira (09/04/2020)
VALE CONFERIR
Um grupo de cientistas brasileiros lançam o Observatório COVID-19 BR para projetar o avanço do coronavírus, com base nos dados disponíveis até agora. Há também modelos matemáticos que mostram e simulam a propagação do vírus, em diferentes cenários, com base na circulação das pessoas e outros parâmetros.
OUTRA DICA
O Ministério da Saúde apresenta uma nova plataforma informativa com dados sobre o surto de coronavírus no Brasil. O painel permite consultar o número de óbitos e casos confirmados, quantidade de pacientes infectados por região e estados do país, bem como comparar semanas epidemiológicas.
Projetando a dinâmica de transmissão do SARS-CoV-2 durante o período pós-pandêmico (Science)
Comentários:
“Artigo publicado na Science considera dados imunológicos, epidemiológicos e de sazonalidade, e projeta cenários possíveis da pandemia com a implementação de diferentes períodos de distanciamento social.
Demonstra que períodos intermitentes de distanciamento social podem ser necessários até 2022 e aponta outras medidas (relacionadas aos cuidados com os casos críticos) melhorariam o sucesso do distanciamento intermitente e da aquisição da imunidade de rebanho. Ademais, a vigilância deve ser mantida, pois o ressurgimento do contágio com o SARS-CoV-2 pode ser possível até 2024.”
O número de infectados é quinze vezes maior, aponta estudo (G1)
Comentários:
“De acordo com o último boletim anunciado pelo Ministério da Saúde, no Brasil temos 23.430 casos notificados do novo coronavírus. No entanto, cientistas e estudantes da USP e UNB – entre outros centros de pesquisa -, apontaram que a estimava real é de 313.288 mil casos. A modelagem demonstra um número 15 vezes maior que o oficial, destacando o cenário de notificações dos infectados. Vale ressaltar que o Brasil é um dos países que menos testam no mundo.”
Em SP, 15% dos internados por coronavírus não sobrevivem à doença (G1)
Comentários:
“São Paulo e Amazonas têm enfrentado um grande desafio no combate da COVID-19. Epicentro da pandemia no Brasil, o número de óbitos e internações no estado de São Paulo são expressivos. Nesta última terça-feira (14/04/20), foram registradas mais de 2 mil internações.
Desde o início da doença, foram 3.849 internações, com 1.524 altas e 695 mortes. No Amazonas, região com a maior taxa da incidência da COVID-19, a taxa de óbito entre os internados, alcançou 17% – destacando-se a precária infraestrutura do sistema de saúde local.”
O alívio do distanciamento social pode desencadear o vírus novamente (Nature)
Comentários:
“É provável que os casos de COVID-19 surjam após as medidas atuais de distanciamento social serem facilitadas, de acordo com os modelos. Pesquisadores da Escola de Saúde Pública Harvard TH Chan, em Boston, Massachusetts, modelaram a disseminação de coronavírus em locais com climas temperados, como os Estados Unidos.
De acordo com os resultados, os pesquisadores afirmam que o SARS-CoV-2 se espalhar com mais eficiência em algumas estações do que em outras – como o vírus influenza, por exemplo. Além disso, relatam que o número máximo de casos de COVID-19 após o término do distanciamento social pode ser maior que o número máximo, sem nenhum efeito de isolamento.
Isso ocorre porque as medidas de distanciamento deixam uma alta proporção de pessoas suscetíveis à infecção, levando a um pico de doença se a transmissão viral aumentar no final do ano.”
Como o COVID-19 pode arruinar as previsões meteorológicas e os registros climáticos (Nature)
Comentários:
“A pandemia do COVID-19 está colocando as previsões meteorológicas e os estudos climáticos de longo prazo em risco de lacunas significativas nos dados. Para algumas pesquisas, essa pode ser a primeira interrupção em 40 anos. ‘Isso é doloroso para os cientistas envolvidos’, diz o ecologista Frank Davis.”
Caso queira se aprender mais sobre o Coronavírus recomendamos que assista o nosso vídeo, em que a professora Kelly Monteso faz um resumo sobre a presença da COVID-19 no contexto pediátrico.
Além disso, também criamos uma página especial com várias informações sobre o assunto e um novo curso chamado “Dominando o Coronavírus“.
Consulte também o aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS), lançado recentemente pelo Ministério da Saúde, no qual é possível obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.