Não é fácil seguir uma rotina puxada de estudos. Muitas vezes, o esgotamento é inevitável e nada rende como deveria. Além de frustrante, isso acaba atrasando a matéria e trazendo muito estresse ao aluno. Felizmente, existem diversos alimentos indicados para estudantes de todos os tipos. Associados à rotina de cuidados alimentares, com uma dieta equilibrada e variada, eles podem ser bons aliados dos estudos. No post de hoje, listaremos sete alimentos que prometem — e cumprem! — melhorar a energia e as funções cerebrais. Confira!
1. Ovo
Um dos alimentos mais saudáveis para o cérebro, o ovo é fonte de diversas vitaminas e minerais. Como exemplos, podemos citar o zinco (que atua na memória e na concentração) e as vitaminas do complexo B (que atuam auxiliando a comunicação dos neurônios).
No entanto, o mais importante nutriente presente no ovo é a colina. Ela é um micronutriente importantíssimo para a função cerebral, pois participa da formação e restauração das células cerebrais.
2. Chocolate
Embora todas as versões sejam benéficas, o chocolate meio amargo é o mais indicado para estudantes que querem melhorar o seu desempenho nos estudos. Isso ocorre porque o chocolate puro não é rico em açúcares e gorduras como as outras versões do doce.
O chocolate tem vários benefícios: melhora o humor, o fluxo sanguíneo cerebral e diminui o estresse. Além disso, é rico em antioxidantes que protegem o cérebro e em flavonoides, que estimulam a memorização e o foco, tornando a fixação da matéria muito mais fácil.
3. Açaí
Você quer energia? Então o açaí é o alimento certo para você. Apesar de pequena, a fruta amazônica contém uma grande variedade de vitaminas relacionadas à produção de energia pelo organismo.
Além disso, ela possui muitos antioxidantes, como as antocianinas. Isso acaba melhorando o metabolismo e o fluxo de sangue, diminuindo os níveis de colesterol ruim e protegendo o cérebro.
4. Oleaginosas
As oleaginosas (noz, amêndoa, avelã, amendoim e castanhas) também estão entre os alimentos indicados para estudantes que querem melhorar o desempenho nos estudos. Várias delas são consideradas superalimentos, tamanha a quantidade de nutrientes que possuem.
São ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes como os flavonoides e a quercetina, que ajudam a preservar a capacidade cognitiva e a memorização. A quercetina também está relacionada à diminuição de inflamações no organismo.
5. Berries
Comuns no hemisfério norte, são normalmente conhecidas como frutas vermelhas. Nesse grupo estão os mirtilos, a goji berry, as cerejas e até mesmo o nosso já citado açaí. No entanto, o membro mais famoso do grupo é o morango.
São riquíssimas em antioxidantes como os flavonoides, as antocianinas e a fisetina, que está relacionada à prevenção do mal de Alzheimer. Já deu para perceber que essas frutinhas são ótimas aliadas dos neurônios, não é mesmo?
6. Peixes
Os peixes, principalmente os mais oleosos (como a sardinha e o salmão), são ótimas fontes de ácidos graxos essenciais. Esses nutrientes, por não serem produzidos pelo organismo, devem ser obtidos por meio da alimentação.
Baixos níveis de ácidos graxos estão relacionados à problemas de memória e ao mal de Alzheimer, o que evidencia ainda mais a importância da ingestão de peixes. Para aqueles que seguem uma dieta vegetariana, sementes como linhaça ou chia podem ser uma opção de obtenção do ômega 3.
7. Vegetais escuros
Dizem que as mães sempre têm razão. Isso é discutível, mas uma coisa é certa: elas estão certas quando nos dizem para comer os vegetais verdes, especialmente os de coloração mais escura, como brócolis, couve, rúcula e espinafre.
Esses vegetais são excelentes para a função cerebral devido ao grande número de vitaminas que possuem — entre elas, os tipos E, K e B9, que estão ligados à saúde dos neurônios e são fundamentais para uma boa memória.
É importante salientar que, além do consumo dos alimentos indicados para estudantes, a ingestão de água e a prática de atividades físicas são imprescindíveis para a obtenção de sucesso nos estudos. Busque também evitar bebidas alcoólicas, frituras e alimentos industrializados ou ricos em açúcares e gorduras.
Não perca tempo! Siga nossas páginas no Facebook e no Instagram e fique sempre por dentro de dicas arrasadoras de estudo!