Antes de entrar na faculdade, é normal que tenhamos muitas fantasias a respeito desse momento. Elas são ilustradas pelas coisas que ouvimos as pessoas falarem sobre o curso que queremos fazer. Mas é necessário ter em mente que o imaginário popular é composto de mitos e verdades sobre o curso de medicina.
Quando o curso em questão é medicina, parece que os comentários se intensificam. Basta iniciarmos os estudos para ouvirmos uma série de “informações” sobre nossa escolha.
Porém, como nem tudo o que ouvimos de fato procede, listamos abaixo alguns mitos e verdades sobre o curso de medicina:
1. Medicina é um curso para nerds
Mito. Você entra na faculdade e já ouve essa logo de cara. Normalmente, as pessoas associam o volume de conteúdo do curso com algo destinado somente a pessoas que tinham um excelente desempenho em todas as matérias da escola e que só pensam em estudar.
Todos nós temos dificuldade em algumas matérias e facilidade em outras e é claro que ter disciplina é importante para os estudos, seja na medicina ou em qualquer outro curso; mas não, o curso não é destinado somente para os nerds. “Gente como a gente” também pode escolhê-lo.
2. A medicina limita sua vida social
Mito. Normalmente o curso de medicina é ministrado em período integral. Fora as horas que o aluno passa na universidade, ainda há trabalhos e provas para as quais é necessário estudar.
Com isso, muita gente pensa que estudar medicina é passar 24 horas por dia dedicando-se ao curso e abrir mão totalmente da vida social. Isso não é verdade, já que o estudo, embora necessário, não precisa ocupar todo o tempo do estudante.
Sim, é possível dedicar-se a atividades de lazer nos finais de semana e nas horas vagas. Pode acreditar.
3. Um médico nunca para de estudar
Verdade. Mesmo depois de formado, o médico continua estudando. Essa é uma das profissões para as quais nunca se termina os estudos.
É claro que cursos de atualização e aprimoramento são bem-vindos em qualquer área, mas a medicina, em especial, está sempre se inovando. Novas doenças e tratamentos são descobertos o tempo todo. E você precisa acompanhar isso tudo para ser um bom profissional.
4. Medicina é só para os ricos
Mito. Tendemos a acreditar que, por tratar-se de um curso caro, ele se destina somente para jovens de família rica. Antigamente, pode até ser que isso fazia sentido.
Mas hoje em dia, existem muitos materiais gratuitos e cursinhos que ajudam o jovem a se preparar para o vestibular, dando a oportunidade também para pessoas de baixa renda. Para se manter durante o curso, busque algum programa de auxílio ao estudante.
A condição financeira não deve ser empecilho para o seu futuro profissional.
5. O retorno financeiro pode demorar a chegar
Verdade. Para tornar-se médico, são necessários 6 anos de estudos. Caso queira se especializar, são mais 3 de residência. Poder atender por si só e dar diagnósticos presume passar por esse processo.
E é aí que começa a vir o retorno financeiro. Entretanto, após estabelecido na profissão, a tendência é que você conquiste um bom salário e alto padrão de vida.
Gostou da nossa sessão sobre mitos e verdades sobre o curso de medicina? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!