Considerada uma área imprescindível da medicina, estudar fisiologia humana é fundamental para que o estudante tenha êxito nas provas e entenda o funcionamento do corpo humano, bem como as funções de cada estrutura dos seres vivos.
No entanto, o estudo da fisiologia humana não é assim tão simples, exigindo do aluno do de medicina maior dedicação aos estudos e um esforço extra, já que a disciplina é apontada como uma das matérias básicas mais importantes do curso.
Mas como estudar fisiologia? Há alguma técnica específica que possa ajudar o estudante nessa travessia? Abaixo, listamos 5 dicas incríveis para que o aluno tenha sucesso nas provas. Que tal acompanhar o texto a seguir? Vamos lá!
1. Antecipe-se à explicação do professor
É um desafio exigir o domínio de um assunto que é considerado difícil pela maioria dos alunos. Estudar fisiologia requer que o estudante não só preste atenção às explicações na sala de aula, como também antecipe-se em seus movimentos.
Ao saber qual será o conteúdo ministrado, é importante se antecipar ao professor. Ir para a aula sabendo, mesmo que de forma incompleta, o que será dado, torna a aula mais agradável e de fácil entendimento. Aproveite a aula para esclarecer dúvidas que você teve durante seu estudo.
2. Entenda a matéria; não decore
Em determinadas matérias, a tradicional ‘decoreba’ pode até funcionar, mas estudar fisiologia humana requer mais que memorização e exige o entendimento de cada detalhe e de cada estrutura do corpo humano.
Nesses momentos, o ideal é que a decoreba seja deixada de lado, porque ela só funciona por um curto período de tempo e, dada a importância do conteúdo da disciplina para quem quer seguir carreira, é mais que recomendável o entendimento de cada item que compõe a fisiologia.
3. Opte por livros que ajudam no entendimento
Há várias formas de estudo, especialmente se o curso for tão intenso como o de medicina.
Se você se decidir por incluir a leitura de livros na rotina de estudos, aproveite o fim da aula para se aproximar do professor e perguntar qual livro é indicado para estudar fisiologia.
Estude prioritariamente por esses livros, mas não necessariamente somente por eles.
4. Use outras formas de aprendizado
Vídeos, pesquisas, artigos científicos e publicações de revistas médicas. Há um vasto material para se estudar fisiologia. Uma boa dica é reuni-los e compará-los. Caso surjam dúvidas, elas podem ser esclarecidas em sala de aula ou nas monitorias oferecidas pelo curso.
Outra sugestão é complementar os estudos com textos curtos, para que a rotina não seja muito desgastante. Quem sabe o professor também não disponibiliza seus vídeos apresentados em sala de aula?
5. Não deixe que a matéria se acumule
Esse é, talvez, o erro mais comum dos universitários. Por acreditar que “dará conta”, o aluno geralmente deixa que a matéria de acumule, optando por estudar às vésperas das provas.
Geralmente, nesses casos, ele terá mais dificuldades de entender e memorizar todo o conteúdo dois ou três dias antes dos exames. O ideal é que ele estude determinado tema em casa, assim que o professor trabalhar o material em sala de aula. Assim, fica mais fácil aprender o assunto e tirar dúvidas.
E então? Está preparado para estudar fisiologia? Que tal compartilhar este artigo com seus colegas nas redes sociais? Boa sorte!